Matemática Interativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i262922

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Formação de Professores, Conhecimento Matemático, Projetos de Ensino

Resumen

A Matemática se constitui enquanto ciência dinâmica, presente desde o início da história humana, utilizada para resolver problemas e desenvolver estratégias de planejamento. Nasce, portanto, das necessidades do homem, uma criação contínua, sempre em movimento. Esta reflexão, porém, não é comum e o que se percebe é uma problemática associada às formas como os sujeitos – alunos e comunidade geral – concebem a matemática, associada a uma ciência pouco acessível e, quando acessível, como privilégio de “mentes brilhantes”. Neste sentido, o presente texto objetiva apresentar uma experiência de criação de espaços de interação entre sujeitos e diferentes objetos e representações matemáticas, no intuito de desmistificar o acesso a esta ciência e proporcionar momentos de aproximação e promoção do interesse e da curiosidade pela matemática. O marco inicial deu-se por meio de um projeto de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido em 2022 por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Concórdia. O projeto abarcou o estudo e seleção de diferentes objetos e representações que foram organizados estrategicamente em espaços de grande circulação na instituição e fora dela, oferecendo a possibilidade de o público interagir com os objetos/representações. “Totens” foram organizados, contendo materiais informativos e objetos de interação de acesso livre. Além da interação física, foi criado um espaço virtual em rede social para atingir um maior número de sujeitos e democratizando o acesso aos conhecimentos abarcados. Em um primeiro momento os totens foram alocados nos espaços do Campus Concórdia e, após, em uma escola e no espaço público de uma feira municipal do livro. Observações dos estudantes bolsistas, materializadas de forma escrita, foram consideradas na coleta de informações sobre os efeitos do projeto sobre os sujeitos. Na dimensão do ensino, resulta a interação em número significativo de sujeitos com os objetos, suscitando a capacidade de organização mental e lógica-matemática. No âmbito da extensão, a articulação entre o IFC, seus estudantes e professores e a comunidade externa. Na pesquisa, as observações sobre os efeitos que os objetos trouxeram/proporcionaram, do ponto de vista de alunos, estudantes e demais sujeitos que os acessaram. A reflexão final sugere que os sujeitos têm dificuldades em relacionar os conhecimentos matemáticos aos objetos de representação, associando a matemática a ideias abstratas e pouco interessantes, a números e representações algorítmicas incipientes de sentido. Logo, ações que mostrem faces práticas, lúdicas e interessantes da matemática se tornam importantes catalizadores para desmistificar crenças sobre a inacessibilidade dessa ciência aos diferentes sujeitos da sociedade.

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Publicado

2023-10-11

Cómo citar

Titon, F. P. ., Pereira, D. N. R. ., Battisti, N., & Silva, K. F. da. (2023). Matemática Interativa. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(2), 43–57. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i262922