O conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK) na formação continuada: uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii64727Palabras clave:
Conhecimento Especializado, MTSK, Educação Matemática, Educação BásicaResumen
Este trabalho consiste em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de dissertações e teses brasileiras que abordam o conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK). O objetivo do trabalho é compreender de que modo o MTSK, como conhecimento específico, é mobilizado nas pesquisas brasileiras voltadas para formações continuadas de professores de matemática da Educação Básica. Para tanto, realizou-se a RSL, na concepção de Pickering e Byrne (2014), como método de pesquisa, em três bases de dados de pesquisas acadêmicas, a saber: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); e Google Acadêmico. Após as buscas, foram selecionadas oito produções das quais três são dissertações e cinco são teses. A análise dos resultados indicou que cinco das oito produções focam em conhecimentos vinculados ao domínio do Conhecimento Matemático (MK) visto que tratam principalmente da mobilização do conhecimento associado ao conhecimento do conteúdo matemático em si, suas relações e acerca das práticas em matemática. Além disso, mais da metade das pesquisas abordam a formação continuada voltada para conhecimentos especializados de professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental. Por fim, a crença do professor de matemática evidenciou-se como fundamental na constituição e construção dos conhecimentos docentes, sendo apontada por seis das oito produções inventariadas.
Métricas
Citas
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
CALDATTO, M. E.; RIBEIRO, C. M. Especificidades do conhecimento do professor de matemática na e para a formação: uma discussão em torno do programa de complementação pedagógica. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1–26, 2020.
CARRILLO, J.; CONTRERAS, L. C.;CLIMENT, N.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; FLORES-MEDRANO,E.; MONTES, M. Á.(Org.). Un marco teórico para el Conocimiento especializado del Profesor de Matemáticas. Huelva: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014.
FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação?. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 5, n. 8, p. 11–23, 2013.
FLORES-MEDRANO, E.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; MONTES, M.; AGUILAR, A.; CARRILLO, J. 2014. Nuestra modelación del conocimiento especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. In: AGUILAR, Á. et al. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Huelva, España: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014, p. 71-93.
FLORES-MEDRANO, E.; SOSA, L.; RIBEIRO, C. M. Tránsito desde el MKT al MTSK. In: Semimario de Investigación de Didáctica da la Matemática de la Universidad de Huelva, Huelva. Actas de las II Jornadas del SIDM de la Universidad de Huelva. Huelva: UH, 2015. p. 7-11.
MONTES, M.; FLORES-MEDRADO, E.; CARMONA, E.; HUITRADO, J. L.; FLORES, P. Reflexiones sobre la naturaleza del conocimiento, las creencias y las concepciones. In: AGUILAR, Á. et al. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Huelva, España: Universidad de Huelva Publicaciones, p. 71-93, 2014.
MORIEL, J. G. Conhecimento especializado de professores de matemática (MTSK) na Web of Science até 2020. ZETETIKÉ Revista de Educação Matemática, v.29, p. 1-18, 2021.
PICKERING, C.; BYRNE, J. The benefits of publishing systematic quantitative literature reviews for PhD candidates and other early career researchers. Higher Education Research and Development, v. 33, n. 3, p. 534-548, 2014.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14 n. 40, p. 143-155, 2009.
SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ensino da Matemática em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.