A teoria de los campos conceptuales en el vínculo entre la formación docente y la práctica supervisada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.66020

Palabras clave:

Teoria dos Campos Conceituais, Estágio Supervisionado, Formação Docente, Relato de Experiência, Ensino de Matemática

Resumen

La Teoría de los Campos Conceptuales destaca la interconexión entre conceptos matemáticos, mientras que Maurice Tardif propone la integración de los Saberes de Contenido, Pedagógicos y de la Experiencia en la formación docente. Este artículo tiene como objetivo abordar un relato de experiencia durante la práctica supervisada en una escuela que busca proporcionar educación de calidad, destacando la importancia de la comunicación y enfrentando desafíos prácticos. La experiencia resalta el aula como un espacio de construcción del conocimiento y crecimiento emocional y social, con énfasis en la comprensión del concepto de "conversar" según Maturana. La práctica se divide en fases, incluyendo Pre-Práctica, Práctica y Post-Práctica, cada una con énfasis distintos. Estrategias innovadoras, como el uso de tecnologías y diferenciación pedagógica, son adoptadas para promover una comprensión sólida de los contenidos. Durante el relato se evidencia una experiencia negativa involucrando abuso sexual, destacando la complejidad de las relaciones humanas en el aula. Se presenta la reflexión sobre el papel del profesor en la identificación y prevención del abuso sexual, enfatizando la responsabilidad de crear un ambiente seguro. Se concluye el artículo enfatizando la importancia de la cultura de la paz en la educación, promoviendo la aceptación de la diversidad y valorando las diferencias. La formación de profesores se describe como un viaje multifacético que requiere no solo conocimiento técnico, sino también empatía, sensibilidad y preparación para enfrentar desafíos complejos, contribuyendo a la construcción de un ambiente de aprendizaje seguro y una sociedad más justa y responsable.

Biografía del autor/a

Lucas da Silva Schwarzbach, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas- FORPPE/FURG, com pesquisa na área de formação de professores de Matemática, dos processos de ensino e de aprendizagem e da linguagem escrita como artefato epistêmico de aprendizagem e também é membro do Grupo de Pesquisa em Informática na Educação que se constitui a partir de uma abordagem interdisciplinar, articulando pesquisas nas áreas de Informática na Educação. Foi líder do Centro Acadêmico das Matemáticas (CAMAT) - 2022.

Lilian Alves Schmitt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharela em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. No Programa de Pós-Graduação foi bolsista CNPq (Mestrado) e CAPES (Doutorado) com vinculação na Linha de Pesquisas Teorias e Culturas em Educação. Atuou como professora substituta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG nos cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas a partir da área de Didática, Metodologias de Ensino e Estágios Supervisionados. Também atuou como professora do Curso de Licenciatura em Ciências UAB/FURG. Tem experiência como educadora em espaços escolares, tendo atuado como coordenadora pedagógica e como professora na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio na modalidade regular e Educação de Jovens e Adultos. Também tem experiência em espaços não escolares, especificamente em espaços comunitários de educação ambiental e agricultura urbana. Tem interesse nos temas: aprendizagem, ambiente, educação ambiental, currículo, formação de professores, educação em Ciências e Biologia.

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Mestre em Educação em Ciências e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande, lotado no Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF. Atuou por cinco anos como professor da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD na qual permanece como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat). Líder do Grupo de Pesquisa TANGRAM - Educação Matemática, Cultura e Tecnologia (IMEF-FURG). Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC/CNPq da FURG. Possui experiência na Educação Básica, tendo atuado como professor de Matemática no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Participou como avaliador do PNLD 2020 - Matemática e do PNLD 2021 - Matemática. Atua na formação inicial e continuada de professores, especificamente, nas áreas de: formação de professores; imbricamento entre metodologias e tecnologias para o ensino de matemática; Cultura digital; Saberes docentes e formação profissional; Engendramento coletivo-singular em redes fechadas de conversação.

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Publicado

2025-10-30

Cómo citar

Schwarzbach, L. da S., Schmitt, L. A., & Figueiredo, T. D. (2025). A teoria de los campos conceptuales en el vínculo entre la formación docente y la práctica supervisada. Ensino Da Matemática Em Debate, 12(2), 75–92. https://doi.org/10.23925/2358-4122.66020

Número

Sección

Artigos