Apostilas ou Livros Didáticos: uma análise no 3o ano do Ensino Médio

Auteurs

  • Laerte José Fernandes

Mots-clés :

Livros Didáticos, Apostilas, PNLD, Ensino Médio

Résumé

A educação brasileira muitas vezes é questionada sobre sua eficiência e
eficácia sobre as metodologias que são empregadas no ensino-aprendizagem.
Para melhorar suas posições no Índice de Desenvolvimento na Educação
Básica (IDEB) muitas prefeituras estão adotando a utilização do material
apostilado ao invés de permanecerem no Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD), que distribui gratuitamente os Livros Didáticos aos municípios. Além
disso, várias escolas particulares, já adotam esses sistemas privados com a
intenção de um melhor resultado nos vestibulares e no Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem). Este trabalho tem como objetivo comparar, de maneira
semelhante à realizada por Fonseca e Villela (2014), apostilas e livros didáticos
de Matemática do 3o ano do Ensino Médio, buscando responder se realmente
há vantagens ou desvantagens no ensino e na aprendizagem com a utilização
de Livros Didáticos ou a utilização de sistemas privados (Apostilas).

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Publiée

2017-01-31

Comment citer

Fernandes, L. J. (2017). Apostilas ou Livros Didáticos: uma análise no 3o ano do Ensino Médio. Ensino Da Matemática Em Debate, 3(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/31643

Numéro

Rubrique

Resumos de Trabalhos de Conclusão de Curso