Resenha da Tese

Auteurs

  • Ricardo Gonçalves Universidade Cruzeiro do Sul
  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul

Mots-clés :

Resolução de Problemas, Investigação Matemática, Formação de professores

Résumé

A resenha crítica aqui apresentada refere-se a uma tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP- Bauru), no ano de 2017. Na tese intitulada “Resolução de problemas e investigação matemática: um processo de intervenção para licenciandos em Matemática”, Gabriela Castro Silva Cavalheiro, sob orientação da professora doutora Renata Cristina Geromel Meneghetti, buscou responder as seguintes questões de pesquisa: Quais as contribuições, para licenciandos em Matemática, de um processo de intervenção formativa que envolve teoria, prática e análise da resolução de problemas e da investigação matemática como metodologias de ensino e aprendizagem de Matemática? Segundo esses sujeitos, quais as potencialidades e as dificuldades didático-pedagógicas no uso em sala de aula das metodologias em questão? Eles preferem alguma dessas metodologias ao utilizá-las na prática? Por quê?

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Ricardo Gonçalves, Universidade Cruzeiro do Sul

Educação Matemática

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Educação Matemática

Références

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Revisão científica de Vitor Duarte Teodoro e tradução de Lígia Teopisto. Lisboa: Plátano. Edições Técnicas, 2003.

CAVALHEIRO, G. C. S. Resolução de problemas e investigação matemática: um processo de intervenção formativa para licenciandos em Matemática. 2017.196f. Tese. (Doutorado em Educação para a Ciência) Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual Paulista – Bauru – 2017.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MOREIRA, A. M. Teorias de aprendizagem. EPU: São Paulo: EPU, 1999.

Téléchargements

Publiée

2018-09-17

Comment citer

Gonçalves, R., & Allevato, N. S. G. (2018). Resenha da Tese. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(2), 215–220. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/38342

Numéro

Rubrique

Resumos, Resenhas e Entrevistas