KHAN ACADEMY: TECNOLOGIA FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Mots-clés :
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Khan Academy, Matemática.Résumé
Aliar a aprendizagem matemática à realidade social e cultural que os discentes vivenciam é um dos princípios de uma educação significativa, impactante e transformadora. Considerando a constante informatização dos processos e os benefícios que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) proporcionam ao meio educativo, o presente estudo visa discutir as potencialidades que a plataforma virtual Khan Academy propicia ao ensino e aprendizagem de Matemática, baseado na experiência de sua exploração em uma turma de 6ª ano do ensino fundamental. O referido ambiente oportuniza ao professor a análise das dificuldades dos alunos na construção do conhecimento e a posterior intervenção para superá-las, à medida que, em seu papel de tutor, possibilita o acompanhamento das atividades realizadas por cada aluno de sua turma. Também, por meio de seu ambiente interativo, lúdico e desafiador, a Khan Academy impulsiona uma aprendizagem atrativa e significativa, ensejando a curiosidade de seus usuários por meio de seus vídeos, tarefas e problemas. Da mesma forma, ao considerar o aluno como protagonista do processo educativo em meio a um ambiente contemporâneo, o usufruto da tecnologia vem ao encontro da formação integral dos seres humanos, já que favorece a construção de cidadãos críticos, participativos e atuantes na sociedade.
Métriques
Références
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 017/2001. Brasília. MEC/CNE, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Terceira versão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2017.
CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo, Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006.
GARRIDO, E. Sala de aula: Espaço de construção do conhecimento para o aluno. In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (org). Ensinar a Ensinar: Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, Thomson Learning, 2002.
KHAN ACADEMY. Plataforma Khan Academy. Disponível em: <https://pt.khanacademy.org/>. Acesso em 23 nov. 2017.
LUCKESI, C. C. Ludo pedagogia – ensaios 1: educação e ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.
MALUF, A. C. M. Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança – por uma práxis transformadora. 5 ed. São Paulo: Libertad, 1989.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.