RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DO ENSINO EXPLORATÓRIO
Mots-clés :
Educação Matemática, Ensino Exploratório, Frações.Résumé
Os processos de ensino e aprendizagem da matemática representam um caminho notoriamente repleto de dificuldades. Historicamente, tal disciplina sempre foi vista como ‘difícil’ por parte dos estudantes, não apenas no Brasil. É opinião comum que ela exige muito esforço e concentração e que o insucesso está sempre à espreita. Para reverter essa imagem negativa no cotidiano escolar existe uma busca constante por metodologias alternativas, que propiciem e facilitem os referidos processos. O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência de atividade na perspectiva do Ensino Exploratório, realizada em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental e finalizada ao ensino de frações. Será mostrado que essa perspectiva de ensino despertou o interesse e a participação dos alunos, proporcionando momentos nos quais os mesmos puderam realizar uma discussão matemática sob a coordenação do professor, característica que distingue o Ensino Exploratório do ensino diretivo.Métriques
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