MALBA TAHAN E SEUS REFERENCIAIS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p42-52Mots-clés :
Didática Matemática, Malba Tahan, AlgebrismoRésumé
Este trabalho está fundamentado em pesquisas realizadas nas obras do professor Júlio Cesar de Mello e Souza, conhecido também pelo seu heterônimo Malba Tahan. Buscamos trazer subsídios para ampliar nosso conhecimento e abrir debates sobre conceitos didáticos defendidos pelo autor e compará-los às práticas e conceitos atuais, trazendo para a discussão as metodologias de ensino defendidas por ele, como também as críticas a metodologias e estratégias como o algebrismo que Malba Tahan atacava duramente por considerar ser prejudicial para o ensino da Matemática. Trazemos nesse artigo conceitos considerados modernos e muito utilizados nos dias atuais e convidamos o leitor a realizar reflexões sobre a prática docente e indagamos o quanto podemos aprimorar nossos conceitos de ensino observando as orientações realizadas pelo Professor Júlio Cesar.
Métriques
Références
BIGODE, Antonio José Lopes. “A Perspectiva Didática Da Matemática Recreativa De Malba Tahan.” Revista de Educação Matemática 15, n. 19 (Maio/Agosto 2018): 223-234.
BRASIL, Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos PNLD 2015 - Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2014.
BRUM, Lauren Darold, e Helena Noronha CURY. “Análise De Erros Em Soluções De Questões De Algebra: Uma Pesquisa Com Alunos Do Ensino Fundamental.” REnCiMa, 2013: 45-62.
KLINE, Morris. O Fracasso Da Matemática Moderna. São Paulo: Ibrasa, 1976.
RIBEIRO, Alessandro Jacques. “Álgebra E Seu Ensino: Dando Eco Às Múltiplas “Vozes” Da Educação Básica.” REnCiMa 7 (2016): 1-14.
TAHAN, Malba. A Arte de Ser Um Perfeito Mau Professor. Rio de Janiero: Vechhi, 1966.
—. Didática da Matemática. Vol. 01. São Paulo: Saraiva, 1961.
—. Didática da Matemática. Vol. 02. São Paulo: Saraiva, 1962.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.