ENSINAR MATEMÁTICA À LUZ DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: algumas reflexões

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p180-198

Mots-clés :

Ensino de Matemática, Educação Matemática Crítica, Ambientes de aprendizagem, Diálogo, Investigação, Crítica

Résumé

Este ensaio traz reflexões sobre possibilidades de ruptura com a perspectiva universalista presente no modelo tradicional de ensino, por meio da integração de elementos do contexto sociopolítico e cultural dos estudantes nas atividades matemáticas. Para tanto, apresentamos um exemplo de atividade para cada um dos seis ambientes de aprendizagem preconizados pela Educação Matemática Crítica, destacando o cenário para investigação como ambiente que favorece o diálogo e a investigação que, por sua vez, são elementos necessários para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Estes exemplos podem ajudar o professor a repensar suas escolhas didáticas, de modo a incorporar elementos do contexto sociopolítico e cultural nas aulas de matemática, como estratégia de ensino em uma perspectiva crítica.


 

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Josias Pedro da Silva, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Participante do grupo de pesquisa "Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos - GPENAPE". Atuou como Professor Formador no programa Escola da Terra na Universidade Federal de Pernambuco -UFPE/CAA na área de Linguagens Matemática e Educação do Campo. Atuou no Núcleo de Gestão da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA no curso de Administração, lecionando Estatística e Matemática aplicada à Administração. Coordenou a Pós-graduação lato sensu da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro - FACAL, tendo atuado na mesma instituição também como professor das disciplinas Estatística Aplicada à Administração, Estatística Aplicada à Educação, Trabalho de Conclusão de Curso II, Fundamentos de Matemática e Métodos Quantitativos. Atuou durante 4 anos como professor de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Pesquisa nos seguintes temas: Educação Matemática e Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; Educação Matemática Crítica.

Iranete Maria da Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste.

Doutora em Matemática e Informática pela Université Joseph Fourier (Grenoble-FR), com pós-doutorado em Didática da Matemática pelo Institut Français de l'Éducation - École Normale Supérieure de Lyon e pós-doutorado em Educação, ênfase em Educação do Campo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi professora de matemática na rede pública estadual de ensino em Pernambuco. É professora associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) atuando na Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação Contemporânea (PPGEduC) do Centro Acadêmico do Agreste, e no Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) do Centro de Educação. Coordena o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC/UFPE); representa a UFPE no Comitê de Educação do Campo de Pernambuco; integra a Comissão Executiva do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). É líder do Grupo de Pesquisa GPENAPE e pesquisadora dos Grupos Fenômenos Didáticos e GPEMCE da UFPE, e GEPERUAZ da UFPA. Pesquisa sobre a Didática da Matemática, a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo, com enfoque na formação de professores, decisões didáticas, recursos didáticos, concepções e conhecimentos mobilizados por professores e alunos sobre conceitos matemáticos estudados na educação básica.

Verônica Gitirana, Professora Associado IV do NFD/CAA/UFPE.

Atualmente como Professora associado IV da Universidade Federal de Pernambuco no CAA - Campus Acadêmico do Agreste, Pós-doutora (com Bolsa de Estágio Sénior da CAPES) junto ao IFÉ (Institute Français d?Éducation) da ENS-Lyon na França, em 2017-2018, pesquisando na área de recursos docente para o ensino da matemática, Verônica Gitirana concentra suas pesquisas no desenvolvimento, use e validação de recursos digitais para o ensino da matemática e formação dos professores, nesse contexto. Trabalha também com outros recursos, como Livro-didático, jogos matemáticos com materiais manipulativos. Coordenou, também, a avaliação em Matemática do Programa Nacional do Livro Didático de 2018, 2017, 2016. Bacharel e Mestre em Matemática pela UFPE, ela doutorou-se pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres em 1998, investigando o uso de softwares no ensino de Funções. Atualmente, pauta seus estudos na: abordagem documental do didático, orquestração instrumental, metaorquestração instrumental, orquestrações de formação, teoria dos campos conceituais e teoria dos esquemas, teoria histórico-cultural da atividade, CSCL e o registro de representação semiótica.

Références

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Publiée

2019-12-30

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Silva, J. P. da, Lima, I. M. da S., & Gitirana, V. (2019). ENSINAR MATEMÁTICA À LUZ DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: algumas reflexões. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(3), 207–228. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p180-198

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