PROCESSOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO REVELADOS NAS RESOLUÇÕES DE TAREFAS ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS

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DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7ip172-190

Mots-clés :

Pensamento Matemático Avançado, Números Racionais, Representação Decimal.

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo analisar que processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) são mobilizados por estudantes de um curso de formação inicial de professores de Matemática, ao realizarem tarefas exploratórias envolvendo alguns aspectos da representação de números racionais. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa, pautando nossa coleta de dados na produção escrita dos participantes, a partir da proposição de tarefas relacionadas à representação decimal finita de números racionais. Como resultado, verificamos que os estudantes mobilizaram diferentes aspectos do processo de representação (mudança e tradução) do PMA, relacionados aos conceitos envolvidos. No entanto, em relação aos processos de sintetização, generalização e abstração, foram recorrentes as dificuldades apresentadas. Destacamos a importância de propor atividades que permitam aos estudantes mobilizarem os processos do PMA, principalmente no que tange ao desenvolvimento da abstração, pois esta deve ser uma das preocupações quando se trata da Matemática em um nível superior.

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Bibliographies de l'auteur

Marcia Viaro Flôres, Instituto Federal Farroupilha Universidade Franciscana

Docente da área de Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete.

Jussara Aparecida da Fonseca, Instituto Federal Farroupilha Universidade Franciscana

Docente da área de Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

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Publiée

2020-04-30

Comment citer

Viaro Flôres, M., da Fonseca, J. A., & Bisognin, E. (2020). PROCESSOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO REVELADOS NAS RESOLUÇÕES DE TAREFAS ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS. Ensino Da Matemática Em Debate, 7(1), 217–238. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7ip172-190

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