ATIVIDADE PRÁTICA PARA ENSINO DE GEOMETRIA
experimentando uma sequência didática aplicada no ensino remoto
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p23-39Mots-clés :
Aulas remotas, Cubo, Questões problematizadoras, Aprendizagem de geometria.Résumé
Este artigo tem como objetivo possibilitar a aprendizagem do cubo através de uma sequência didática com abordagens de atividades experimentais, com intuito de desenvolver o ensino de geometria para os estudantes do 8°ano do ensino fundamental II, de uma escola estadual do Rio Grande do Norte -RN. Diante do cenário de pandemia, aulas remotas foram possibilitadas através das plataformas digitais, de forma a construir uma sequência didática com mediação dos conteúdos de elementos, áreas e volume do cubo. Através de uma avaliação aposteriori verificou-se que, dentre os dezenove participantes, aconteceu a aprendizagem satisfatória de doze estudantes, enquanto cinco apresentaram aprendizagem mediana e somente dois alunos continuaram mantendo as dificuldades diagnosticadas no pré-teste, em todos os quesitos abordados nessa sequência. Os resultados detectam que, ao propor atividades experimentais com questões problematizadoras, facilita-se a aprendizagem dos conceitos geométricos e que as sequências didáticas são metodologias úteis no ensino remoto.
Métriques
Références
ALMEIDA, L. M. W; PALHARINI, B. N. Os “Mundos da Matemática” em Atividades de Modelagem Matemática: BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 43, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 20/09/2020.
CASTRUCCI, Benedito. GIOVANNI JÚNIOR, J, R. A conquista da matemática:8º ano, ensino fundamental: anos finais. São Paulo, FTD. 4. ed. 2018.
COSTA, A. S. Utilização de materiais alternativos numa intervenção pedagógica para uma aprendizagem significativa das operações dos números inteiros Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas). Centro Universitário Univates. Lajeado, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, 17. ed. Paz e Terra. 1987.
LORENSATTI, E. J. C. Linguagem matemática e Língua Portuguesa: diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos: Conjectura: filosofia e educação , v. 14, n. 2, 2009.
MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa: a teoria e texto complementares. São Paulo, Editora Livraria da Física. 2011.
PERETTI, Lisiane, TONIN DA COSTA; Gisele Maria. Sequência didática na Matemática: Revista de Educação do Ideau, V. 8, n. 17, 2013.
PORTARIA-SEI Nº 184. Diário Oficial. Rio Grande do Norte-RN, 2020. Disponível em:<http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200505&id_doc=681841>. Acesso em 02/08/2020.
REGO, R. M; REGO, R. G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. LORENZATO, S (org). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas-SP, autores Associados. 3.ed. 2010, p. 39-56.
RIBEIRO, F.D. Jogos e Modelagem na Educação Matemática. São Paulo, Saraiva. 2009.
RINALDI, C et al. O uso de videoaula como ferramenta metodológica para o ensino de conceitos de termodinâmica: Acta Scientiae, v.18, n.3, 2016.
ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-19: Revista Científica Schola, v. 6, n. 1, 2020.
SCHEFFER, N, F. O LEM na discussão de conceitos de geometria a partir das mídias: dobradura e software dinâmico. LORENZATO, S (org). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3.ed. Campinas, SP: autores Associados, 2010. Cap,5. p. 93-112.
SILVA, M. E. O; MARQUES, P. R.B.O; MARQUES, C. V. V. C. O. O Enredo das Aulas Experimentais no Ensino Fundamental: Concepções de Professores Sobre Atividades Práticas no Ensino de Ciências: Revista Prática Docente (RPD), v. 5, n. 1, p. 271-288, 2020.
SILVA, R.T.M; PICCOLI, D.F. O Professor, a Mediação e as Tecnologias da Informação e da Comunicação no Processo de Ensino e Aprendizagem, 2018. Disponível em acesso em 15/07/2020.
TEIXEIRA, S. A. DESIGN DO ORIGAMI: um estudo sobre técnicas projetais com dobras. Dissertação (Mestrado em Designa) – Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP – Campus de Bauru. Bauru, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ensino da Matemática em Debate 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.