EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PANDEMIA
as movimentações do campo de pesquisa frente ao contexto que se impõe
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p157-177Mots-clés :
Pandemia da Covid-19, Formação de Professores, Educação Matemática.Résumé
Este estudo originou-se de nossa perplexidade ao presenciar as transformações que a pandemia da COVID-19 gerou na sociedade. Diversas instituições de ensino tiveram que adequar suas atividades para atuarem de forma remota. Essa é uma das implicações da pandemia, mas ela apresenta diferentes faces. Tecer compreensões sobre elas é objetivo desta pesquisa, trazendo os olhares já lançados pela Educação Matemática. Para tanto, questionamos: como a Educação Matemática configura-se frente a pandemia do COVID-19? Realizamos um estudo bibliográfico retomando as pesquisas produzidas por pesquisadores dessa área durante esse contexto de crise sanitária. Recorremos à fenomenologia como campo teórico/metodológico, com a qual constituímos ideias nucleares, que nos permitiram tecer compreensões sobre a pergunta diretriz. Dentre os olhares lançados pela Educação Matemática destaca-se a ênfase às tecnologias digitais, tendo como fundo as práticas de sala de aula e a formação de professores. Ainda, reafirma-se a relevância do ensino para além da matemática, propondo a tematização da pandemia em sala de aula, para que se possa também desenvolver uma conscientização e uma postura crítica frente a ela e às suas implicações.
Métriques
Références
ALVES, A. M. M.; SILVEIRA, D. N. Uma leitura sobre as origens do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil. Revista Tópicos Educacionais, v. 23, n. 1, 2007.
AQUINO, E. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 2423-2446, 2020.
BICUDO, M. A. V. A. A pesquisa qualitativa olhada para além de seus procedimentos. In: BICUDO, M. A. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020.
BORBA, M. C. Prefácio. In: PINHEIRO, J. M. L.; LEAL JUNIOR, L. C. (Orgs.). A Matemática e seu ensino: olhares em Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 1ed. 2018.
CESPEDES, M. S.; SOUZA, J. C. R. P.. Sars-CoV-2: Uma atualização clínica - II. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 66, n. 4, pág. 547-557, 2020.
CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. IDAAM. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 12 de fevereiro de 2021.
SANTOS, E. J. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: uma renovação do ensino de Matemática nas décadas de 1960 e 1980. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 370–379, 2020.
SILVA, J. F.; CURI, E.; SCHIMIGUEL, J. Um Cenário sobre a Pesquisa em Educação Estatística no Boletim de Educação Matemática – BOLEMA, de 2006 até 2015. Bolema, Rio Claro, v.31, n. 58, p. 679-698, 2017.
PEREIRA, D. J. R. História do movimento democrático que criou a Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. 261p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
PINHEIRO, J. M. L. O movimento e a percepção do movimento em ambientes de Geometria Dinâmica. 283p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2018.
SKOVSMOSE, O. Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. São Paulo: Cortez, 1ed, 2007.
TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. Um olhar sobre a constituição da Educação Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013. Curitiba. Anais... Curitiba: SBEM-PR, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ensino da Matemática em Debate 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.