Os Processos Avaliativos no Ensino de Matemática e os Documentos Oficiais

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DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p65-83

Mots-clés :

Base Nacional Comum Curricular, Deliberação CEE 155/2017, Processos avaliativos, Ensino de Matemática.

Résumé

Este artigo tem como objetivo investigar os processos avaliativos utilizados pelos professores, no ensino da Matemática, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e da Deliberação CEE 155/2017. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, descritivo-analítico, tendo como procedimento a realização de entrevistas semiestruturadas com professores que atuam numa escola particular. Apoiamo-nos, como referencial teórico, nos estudos de Telma Weisz que tratam das concepções de aprendizagem e de Hoffmann, Luckesi e Perrenoud que abordam o conceito de avaliação. Os dados coletados foram submetidos à análise e divididos em dois eixos: “fundamentos da ação docente e aprendizagem da docência” e “concepções de aprendizagem e os processos avaliativos”. Constatamos, com a análise, que os professores não definem qual a concepção de aprendizagem que sustenta suas práticas pedagógicas. Além disso, eles afirmam que conhecem os documentos oficiais - Deliberação CEE 155/2017 e a BNCC -, mas não os utilizam, preferindo seguir as normas avaliativas institucionais.

 

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Alexandra Cristina Madeira França, Universidade Municipal São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2021). Possui graduação em Licenciatura Plena de Matemática pela Universidade do Grande ABC (2003) e especialização em Metodologia e Docência do Ensino Básico e Superior pela Faculdade Anchieta (2005). Atualmente é professora do Colégio Eduardo Gomes na disciplina de Matemática para Anos Finais do Ensino Fundamental. Coordena, neste colégio, o projeto "Compartilhando Sucesso", destinado a estimular nos discentes o interesse em conhecer e aprofundar as diversas áreas profissionais, por meio de palestras, orientação profissional e visitas acompanhadas.

Maria de Fátima Ramos Andrade, Universidade Municipal de São caetano do Sul/ Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Desenvolvimento profissional da docência, Alfabetização, Educação infantil, Educação a distância, Linguagem audiovisual, cinema de animação (textos multimodais).

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Publiée

2021-12-27

Comment citer

França, A. C. M., & Andrade, M. de F. R. (2021). Os Processos Avaliativos no Ensino de Matemática e os Documentos Oficiais. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(3), 65–83. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p65-83

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