Matemática e Cultura

um panorama sobre pesquisas que utilizam a Entomodelagem

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p108-129

Mots-clés :

Etnomodelagem, Prática culturais, Ensino de Matemática, Mapeamento.

Résumé

Este artigo apresenta mapeamento que objetivou compreender como a Etnomodelagem vem sendo utilizada nas aulas de Matemática. As pesquisas analisadas nesse artigo trazem em seu corpus propostas de ensino, a partir de práticas culturais das comunidades em que os estudantes e pesquisadores estão inseridos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e como procedimento metodológico foi utilizado o mapeamento na pesquisa educacional. Foram realizadas buscas nas seguintes bases: Google Acadêmico; Scielo; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Anais das últimas seis edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Foram selecionados 10 trabalhos que traziam discussões acerca da Etnomodelagem como abordagem metodológica. Os resultados apontam que os estudantes se mostram motivados a participar de atividades onde eles se sentem construtores de seus próprios conhecimentos, bem como descobrem a importância da utilização da Matemática para resolver situações-problemas do dia-a-dia. Além disso, evidenciam o quanto a Etnomodelagem pode contribuir para aproximação do conhecimento matemático e saberes culturais.  

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Jailda da Silva dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Clebison Pereira dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora adjunta de ensino de matemática, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Références

BARBOSA, J. C. Modelagem na educação matemática: contribuições para o debate teórico. Anais... 24ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, MG: ANPED, 2001.

BASSANEZZI, R. C. Ensino – aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e nas Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação: Brasília. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 04 de dez. de 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/566968/CF88_EC105_livro.pdf Acesso em 04 de dez. de 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos – Matemática. Brasília: MECSEF, 1998.

BURAK, D. Critérios norteadores para a adoção da modelagem matemática no Ensino -Fundamental e Secundário. Revista Zetetiké, Campinas, ano 2, n. 2, p. 47-60, 1994.

CALDEIRA, A. D. Modelagem Matemática: um outro olhar. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 33-54, jul., 2009.

CARDOSO, G. D; MADRUGA, Z. E. F. Etnomodelagem e extrativismo de caranguejos. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 1, n. 3, set/dez., 2017.

CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da Etnomodelagem. 2017. 225 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) — Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8279. Acesso em 8 de set. de 2020.

CORTES, D. P. O; OREY, D. C; ROSA, M. Consolidando a perspectiva sociocultural da Modelagem Matemática por meio da Etnomodelagem. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 13-35, 2017.

CORTES, D. P. O; OREY, D. C; ROSA, M. Etnomodelos como uma ação pedagógica: um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula. BoEM, Joinville, v. 6, n. 10, p. 40-60, ago, 2018.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. São Paulo, SP: Editora Ática, 1990.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa. Educação Matemática em Revista, v. 1, n. 1, p. 5-11, 1993.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2009.

DUTRA, E. D. R. Etnomodelagem e café: propondo uma ação pedagógica para a sala de aula. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.

FILLIPIN, E. M. R. Modelagem e Etnomodelagem Matemática: Desenvolvendo Um Projeto em Uma Escola De Ensino Fundamental de Itaara. 2011, 48f. Monografia (Especialização em Educação em Matemática) – Universidade Federal de Santa Maria.

KAISER, G.; SRIRAMAN, B. A global survey of international perspectives on modelling in mathematics education. ZDM, v. 38, n. 3, p. 302-310, 2006.

KNIJNIK, G. Itinerários da etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática. In: KNIJNIK, G., WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. J. (Orgs). Etnomatemática: currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul, RS: Edunisc, p. 19-38, 2010.

LOPES, L. S; FERREIRA, A. L.A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática: Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75–88, nov., 2013.

LOPES, F. M; SILVA, B. L. O. Proposta de ensino de transformações isométricas a partir da perspectiva da Etnomodelagem. Congresso Internacional das Licenciaturas (6). 2019. Anais... VI COINTER PDVL, Recife, 2019.

MADRUGA, Z. E. F.; BREDA, A. Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 3, n. 1, p. 67-81, jul., 2017.

MESQUITA, A. P. S. S. Uma análise sociocrítica da etnomodelagem como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em uma comunidade periférica. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.

PIMENTEL, C. C. Etnomodelagem: uma abordagem de conceitos geométricos no cemitério de Arraias – TO. 2019.108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2019.

REGES, A. M. M.; DANTAS, A. S.; GARCIA, A. R. G.; RODRIGUES, W. M. O Ensino da Geometria com enfoque na Etnomodelagem, Revista Ensino Interdisciplinar, v. 3, ed. 7, jan. 2017. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2156. Acesso em 3 de nov. de 2020.

ROSA, M.; OREY, D. C. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 4, 2012.

ROSA, M.; OREY, D. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Livraria Editora da Física, 2017.

SANTOS, L. M. M.; BISOGNIN, V. Experiências de ensino por meio da Modelagem Matemática na educação fundamental. In: BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. L. Modelagem Matemática na Educação Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: Biblioteca do Educador Matemático SBEM, 2007, p. 99-114.

SANTOS, J.; MADRUGA, Z. E. F. Produção Artesanal de chocolate & Modelagem Matemática: compreensão do conceito de função por estudantes do Ensino Fundamental. Encontro Baiano de Educação Matemática (18), jul., 2019. Anais... Ilhéus, BA, 2019. Disponível em: https://casilhero.com.br/ebem/mini/uploads/anexo_final/71d30269bb6e487829d13d3fd7ad80ef.pdf. Acesso em 3 de nov. de 2020.

SANTOS, J.: MADRUGA, Z. E. F. Etnomodelagem e produção artesanal de chocolate: uma investigação no 9oano do Ensino Fundamental. REnCiMa, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1-20, jan./mar., 2021.

Téléchargements

Publiée

2021-12-27

Comment citer

da Silva dos Santos, J., Pereira dos Santos, C., & Elizabete de Freitas Madruga, Z. (2021). Matemática e Cultura: um panorama sobre pesquisas que utilizam a Entomodelagem. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(3), 108–129. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p108-129

Numéro

Rubrique

Artigos