UM ESTUDO SOBRE O RACIOCÍNIO DEDUTIVO NO CONTEÚDO DE TEORIA DOS CONJUNTOS.
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i255140Mots-clés :
Teoria dos Conjuntos, Raciocínio Dedutivo, Experiência de Ensino.Résumé
Neste estudo investigamos as maneiras que os estudantes do 1° ano do Ensino Médio de um colégio público conseguem organizar as informações presentes nos problemas de Teoria de Conjuntos e quais as formas de raciocínio dedutivo aparecem em suas respostas, também foi observado algumas lacunas de aprendizagem em relação ao conteúdo de Teoria dos Conjuntos. Procuramos identificar se os alunos conseguem justificar usando definições, axiomas, propriedades, representações ou combinações de definições, próprias do raciocínio dedutivo. Nesse sentido, a abordagem da pesquisa foi qualitativa e interpretativa, por sua configuração, caracteriza-se como a mais apropriada para este estudo. Na conclusão são apresentadas as formas como os alunos resolveram os problemas, se apareceu rastros de raciocínio dedutivo e se houve dificuldades em justificar suas respostas.
Métriques
Références
REFERÊNCIA
AZEVEDO, Nathalia de Melo. Ensino da Matemática em Debate (ISSN: 2358-4122), São Paulo, v. 7, n. 2, p. 303-307, 2020, disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/47634/pdf , acesso em 25/07/2021, às 18:30.
HENRIQUES, A.; PONTE J.P. As Representações como Suporte do Raciocínio Matemático dos Alunos quando Exploram Atividades de Investigação. Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 48, p. 276-298, abr. 2014
HUF, V. B.S.; FORTESKI, D.; MARTINS, M.A. O RACIOCÍNIO LÓGICO DEDUTIVO NAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS. Experiências em Ensino de Ciências V.13, No.2, 2018.
MAZZI. L. C. AMARAL-SCHIO. M. R. B. Diferentes tipos de raciocínio na Geometria dos Livros Didáticos de Matemática, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ISSN 2359-2842 Volume 13, número 32 – 2020.
MINAYO, M.C.S; DESLANDES, S.F; NETO, O.C.; GOMES, R. Pesquisa social. Teoria, Método e Criatividade. 21° Edição, Editora Vozes, Petrópolis, 2002.
MOREIRA, M.A; ROSA, P.R.S. Pesquisa e Ensino: Métodos Qualitativos e Quantitativos. Subsídios Metodológicos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências. Porto Alegre 2009/2016. Disponível em http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios11.pdf , acesso em 04/03/2021 às 20:03.
OLIVEIRA, P. O raciocínio matemático à luz de uma epistemologia. Educação e Matemática, Lisboa, n.100, p. 3-9, nov/dez.2008.
PONTE, J.P.; QUARESMA, M.; PEREIRA.J.M. Como Desenvolver o Raciocínio Matemático em Sala de Aula. Educação e Matemática.
PEIRCE, C. S. Semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. 337 p
REFERENCIAL CURRICULAR DO ESTADO DO PARANÁ, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ensino da Matemática em Debate 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.