MANUAL DIDÁTICO BRASILEIRO DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECIMENTOS AO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA

Auteurs

  • João Pedro Piccoli Universidade Federal da Grande Dourados
  • Edvonete Souza de Alencar Professora Adjunta da Faculdade de Educação - UFGD

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i355196

Mots-clés :

Livro Didático, Pesquisa Documental, Conhecimento Especializado

Résumé

O livro didático é uma ferramenta amplamente utilizada nas escolas de ensino básico do Brasil. Possui uma diversidade de funções e aborda diferentes conteúdos de cada componente curricular. Todos eles contêm um manual didático, no qual o somente professor possui acesso. Assim, esta pesquisa teve como objetivo identificar como o manual didático brasileiro do quarto ano do Ensino Fundamental aperfeiçoa o conhecimento especializado do professor que ensina a disciplina de Matemática. A compreensão deste conhecimento nos permite identificar as possíveis causas das dificuldades apresentadas pelos alunos ao estudar a disciplina de Matemática, em especial neste ano escolar. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a investigação documental, centrada no manual do livro Matemática Ápis (2017), autoria de Luís Roberto Dante e baseou-se teoricamente em Carrillo et al. (2018), o qual estudou teoricamente o Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK), classificando-o em seis subdomínios principais: Conhecimento de Tópicos Matemáticos (KoT), Conhecimento da Estrutura da Matemática (KSM), Conhecimento da Prática Matemática (KPM), Conhecimento de Características da Aprendizagem de Matemática (KFLM), Conhecimento do Ensino de Matemática (KMT) e Conhecimento de Parâmetros de Aprendizagem da Matemática (KMLS). Ao estudarmos e analisarmos o manual do livro mencionado, classificamos as orientações indicadas aos professores pelos estudos do MTSK. Como resultado, os subdomínios que mais se destacaram foram o KSM e o KMT. Por fim, é interessante ressaltar que, se estudarmos os manuais presentes em outras coleções, outros subdomínios poderão predominar, obtendo resultados diferentes desta pesquisa.

 

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Edvonete Souza de Alencar, Professora Adjunta da Faculdade de Educação - UFGD

Doutora em Educação Matemática pela PUC_SP. Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Références

A importância do livro didático na prática pedagógica. Blog: E-docente, 24 set. 2019. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/escola/importancia-do-livro-didatico-na-pratica-pedagogica/. Acesso em: 27 jun. 2021.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Disponível em: www.fnde.gov.br. Acesso em: 24 jun. 2021.

CARRILLO-YAÑEZ J., CLIMENT N., MONTES M., CONTRERAS L. C., FLORES-MEDRANO E, ESCUDERO-ÁVILA D., VASCO D., ROJAS N., FLORES P., AGUILAR-GONZÁLEZ A., RIBEIRO M. E MUÑOZ-CATALÁN M. C. The Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK) Model. Research in Mathematics Education. V. 20 ed. 3, 2018.

DANTE, L. R. Matemática Ápis do 4º ano – Manual didático do professor. Editora Ática, 2017.

FERNANDES, Ângela; GONÇALVES, Maria Irene. O manual escolar na Prática Docente do Professor de Matemática. Actas do X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, p. 2009. Disponível em: https://repositorium. sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10095/1/o%20manual%20escolar%20na%20pr%c3%a1tica%20docente%20do%20professor%20de%20matem%c3%a1tica.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

LÜDKE, M., ANDRÉ M. E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas I. Menga – São Paulo: EPU, 2013.

PICCOLI, João Pedro; ALENCAR, Edvonete Souza. Manual didático brasileiro do segundo ano do ensino fundamental: o conhecimento especializado do professor que ensina matemática. Educação Matemática Pesquisa, PUC – SP, v. 23, p. 231-262, 11 abr. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/49953/pdf.

THADEU, Victor. Livro Didático e Livro Paradidático: qual a diferença? E-docente, 15 out. 2019. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/educacao/livro-didatico-livro-paradidatico-qual-a-diferenca/. Acesso em: 30 jun. 2021.

Téléchargements

Publiée

2022-12-30

Comment citer

Piccoli, J. P., & Alencar, E. S. de. (2022). MANUAL DIDÁTICO BRASILEIRO DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECIMENTOS AO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(3), 3–28. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i355196

Numéro

Rubrique

Artigos