A resolução de problemas enquanto metodologia de ensino de matemática na educação básica: uma revisão sistemática de literatura

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DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i256279

Mots-clés :

Ensino tradicional, Resolução de problemas, Ensino de matemática

Résumé

A resolução de problemas segundo Polya passou a ter visibilidade a partir de 1945. No entanto, a variedade de conceitos e a redução do impacto das pesquisas na área no currículo da matemática tem gerado dificuldade na sua utilização na prática do processo de ensino da matemática. Este estudo sistematicamente revisou como é abordado a resolução de problemas no ensino da matemática na educação básica. Foram detalhadamente revisados 16 artigos sobre a temática, levando em consideração aspectos como (a) uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDICs) associado às propostas de ensino com perspectiva da resolução de problemas; (b) comparação entre propostas de ensino tradicionais e propostas de ensino baseadas na estratégia de resolver problemas; (c) comparação entre propostas de ensino tradicionais com propostas de ensino baseadas na resolução de problemas como metodologia de ensino; e (d) resolução de problemas como abordagem metodologia e suas implicações para o processo ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que (a) as TIDICs favorecem práticas educativas colaborativas; (b) o ensino baseado em resolução de problemas pode ser uma alternativa para o processo ensino-aprendizagem de matemática; (c) jogos computacionais e uso de sistemas são favoráveis para resolução de problemas e (d) o ensino da matemática através da resolução de problemas pode propiciar experiências educativas que transcendem o ensino da matemática, promovendo discussão, reflexão, questionamentos, diálogos, cooperação, colaboração, produção escrita e engajamento.  Além disso, os resultados indicam que 62,5% dos trabalhos selecionados fazem uso da metodologia quase-experimental e apontam para poucos (16 trabalhos em 10 anos) estudos que tratam resolução de problemas como alternativa metodológica para o ensino de matemática.

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Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina

 

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Publiée

2022-10-11

Comment citer

Padovani, P. G. S. ., Morais, E. C. S., Barbosa, M. L. de O. ., & Ferreira, J. C. . (2022). A resolução de problemas enquanto metodologia de ensino de matemática na educação básica: uma revisão sistemática de literatura. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(2), 37–61. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i256279

Numéro

Rubrique

Artigos