Percepções dos professores acerca do ensino remoto emergencial: processo inicial de implantação
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i56361Mots-clés :
Pandemia de COVID-19, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino com tecnologia, Ensino on-line, Formação de ProfessoresRésumé
Com a pandemia do COVID-19 as aulas passaram a ser realizadas de forma remota, suscitando a necessidade de utilização de diversos recursos, plataformas digitais, além da adaptação de professores e estudantes ao ensino remoto. Assim, investigamos os principais impactos desta nova forma de ensinar e aprender, na visão dos professores que estão atuando no ensino remoto, os principais desafios e estratégias, utilizadas neste período. Os dados da pesquisa foram coletados por meio da aplicação de um questionário on-line, respondido por 106 participantes. Os resultados apontam que a maior parte dos professores já utilizavam as TDIC em suas aulas presenciais, porém surgiram novos recursos digitais e novas demandas para a educação que suscitaram a busca por aperfeiçoamentos em relação a aspectos metodológicos e tecnológicos acerca de seu uso. Além disso, no ensino remoto nem todos os estudantes tinham acesso à internet e dispositivos tecnológicos em suas casas. Por isso, os professores precisaram buscar alternativas para efetivar o processo de Ensino. Entende-se que este foi um momento de diferentes experiências e muitas mudanças na Educação que demandam a necessidade de refletirmos sobre o processo de ensino e aprendizagem em atividades desenvolvidas em tempos e espaços diversos, utilizando diferentes metodologias e recursos digitais.
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