A influência das ações do GPEMEC nos resultados do IDEB em escolas públicas do município de Itabuna

Auteurs

  • Alexandre da Silva Souza Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz https://orcid.org/0000-0001-6156-1205
  • Nadja Maria Amado de Jesus Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i262857

Mots-clés :

Desenvolvimento Profissional de professores, Avaliações em larga escala, Grupos de pesquisa, Educação Básica

Résumé

Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das ações do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019, em escolas públicas da rede municipal de ensino de Itabuna. O estudo toma como base documentos oficiais que orientam as avaliações externas, assim como as perspectivas de pesquisadores que debatem o assunto, abordando desde a implementação até os pontos positivos ou não do IDEB. Além disso, fundamenta, teoricamente, o desenvolvimento profissional de professores na perspectiva de Christopher Day. A investigação foi baseada na Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi e teve como corpus entrevistas semiestruturadas com dois professores e quatro gestores de escolas parceiras, considerando o período de atuação do grupo e o momento de aplicação do IDEB. Os resultados revelaram duas realidades distintas: em uma escola, houve melhoria nos dados, enquanto em outra existe a ausência de resultados do IDEB. Mesmo com perspectivas diferentes de resultados da avaliação externa, os participantes indicam que o GPEMEC influência para o avanço na prática pedagógica do professor, na realização de formações colaborativas na escola e na valorização do protagonismo do estudante. Essas influências geram mudanças na postura em sala de aula, o que favorece a melhoria do aprendizado dos estudantes.

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Alexandre da Silva Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Durante a graduação, já fui aluno bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Programa de Residência Pedagógica (PRP), ambos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Fui pesquisador-bolsista da primeira turma do Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação do Centro Lemann. Sou membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Estatística e Ciências (GPEMEC) e da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Possuo experiências em organização de eventos acadêmicos, atuando na área de marketing. Áreas de interesse: Educação, Educação Matemática, Avaliação Educacional, Equidade e Tecnologias Digitais.

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991),mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pelaPontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de Matemática,com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos de ensino em matemática, processos de aprendizagem, educação estatística. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UESC e professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua no curso de Licenciatura em Matemática da UESC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC) e Coordenadora Geral da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Desenvolve pesquisas em escolas públicas com foco no Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam Matemática e na produção de sequências de ensino interdisciplinares com abordagem na equidade para a aprendizagem. Desde 2020 atua como orientadora do Programa de Residência Pedagógica subprojeto da Matemática da UESC.

Nadja Maria Amado de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia (UNEB), com especialização em Planejamento e Gestão da Educação (UNEB) e Planejamento Educacional (UNIVERSO). Mestrado em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR/UNEB). Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC/UFBA). Atualmente é coordenadora pedagógica no Centro de Referência em Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, da Rede Estadual de Ensino- BA. Integra, ainda, a Equipe da Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia (UNEAD/UNEB), na condição de Professora Formadora/Bolsista CAPES, desempenhando ações de Coordenação do Núcleo de Design Educacional e compondo a equipe de Coordenação do Curso de Bacharelado em Administração do Polo de Juazeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação pedagógica, docência da Educação Básica e Educação Superior, gestão escolar, gestão de políticas educacionais, formação de professores, de gestores e de coordenadores pedagógicos. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas (AAPP/UNEB).

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Publiée

2024-10-24

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da Silva Souza, A., Ribeiro dos Santos Santana, E. ., & Amado de Jesus, N. M. . (2024). A influência das ações do GPEMEC nos resultados do IDEB em escolas públicas do município de Itabuna. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(2), 40–64. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i262857

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