Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Auteurs

  • Dayvid Evandro da Silva Lós Universidade Federal de Pernambuco/Doutorando
  • Cristine Martins Gomes de Gusmão Universidade Federal de Pernambuco/Docente

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i263654

Mots-clés :

Desenvolvimento, Objetos de aprendizagem, Matemática

Résumé

Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura que tem como objetivo compreender como estão sendo desenvolvidos e aplicados objetos de aprendizagem (OA) no ensino de matemática. Inicialmente, foram identificados 658 textos nas bases de dados Portal Periódico da CAPES, Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), ERIC, ScienceDirect, Web of Science e IEEE Xplore. Após aplicar os critérios de exclusão e inclusão, foram selecionados 15 artigos. De modo geral, as pesquisas tiveram vários perfis de alunos (anos iniciais, ensino fundamental e médio), de diferentes tipos de OA e áreas da matemática. Em algumas pesquisas, a participação do aluno foi opinando sobre a usabilidade da ferramenta, em outras se deu de forma qualitativa, sendo observado pelo pesquisador em termos de comportamento ao interagir com a ferramenta e, em outros casos, participando de avaliações para verificar se houve uma melhor aprendizagem do conteúdo. Algumas lacunas puderam ser identificadas no processo de desenvolvimento de OA para o ensino de matemática, principalmente no que se refere à inclusão de uma abordagem pedagógica na sua elaboração, bem como na realização de verificações efetivas de aprendizagem na prática real escolar.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Dayvid Evandro da Silva Lós, Universidade Federal de Pernambuco/Doutorando

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco.

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas.

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas

Cristine Martins Gomes de Gusmão, Universidade Federal de Pernambuco/Docente

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

Doutora em Ciência da Computação pelo Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE).

Mestre em Ciência da Computação (CIn-UFPE) em 2001 e Bacharel em Engenharia Elétrica (CTG-UFPE).

Références

BRAGA, J. C.; DOTTA, S.; PIMENTEL, E.; STRANSKY, B. Desafios para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem reutilizáveis e de qualidade. In: XXXII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2012, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2012. Disponível em: http://www2.sbc.org.br/csbc2012/anais_csbc/index.html.

BRAGA, J.; KELLY, R. Testes e Qualidade. In: BRAGA, J. (org.). Objetos de aprendizagem, volume 2: metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC, 2015. 163 p.

CAETANO, G. A. O uso do livro interativo multimídia na aprendizagem de matemática em uma escola primária: impacto no desempenho dos alunos da 7a classe. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

CAIO, E. A. DE G. A construção do jogo Kogoca na interface entre avaliação em larga escala e aprendizagem matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2017.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019.

LEITE, M. D. Design da interação de interfaces educativas para o ensino de matemática para crianças e jovens surdos. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

LEITE, M. D.; PESSOA, C. A. S.; FERRAZ, M. C.; BORBA, R. E. S. R. Softwares educativos e objetos de aprendizagem: um olhar sobre a análise combinatória. In: X ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Ijuí. Anais [...]. Ijuí, 2009. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_46.pdf.

LIMA, R. R. DA S. DE. Objeto de aprendizagem na forma de game como auxílio ao professor na promoção do ensino. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

LIMA JUNIOR, A. F. GAMEALG – ferramenta de apoio ao ensino introdutório da álgebra. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada). Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2018.

LOSS, T.; SILVA, J. A. B.; MOTTA, M. S.; HUSSEIN, F. R. G. S. Tecnologias digitais e interdisciplinaridade: articulações entre matemática e arte por meio da utilização de objetos de aprendizagem. ALEXANDRIA: R. Educ. Ci. Tec, v. 15, n. 2, p. 147–164, 2022.

MAULANO, F. E. Etnoinformática na educação: integração do objeto de aprendizagem N’SAMAT na 2a classe do ensino básico para aprendizagem de aritmética em Moçambique. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MENDES, R. M.; SOUZA, V. I.; CAREGNATO, S. E. A propriedade intelectual na elaboração de objetos de aprendizagem. In: V ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2004, Salvador. Anais [...]. Salvador, 2004. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/548. Acesso em: 14 ago. 2023.

MENEZES, V. I. E-numerando: desenvolvimento e aplicação de objetos de aprendizagem digital para o ensino de números naturais. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2022.

MOTA, M. M. C. O uso de objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de estatística no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.

MOURÃO, A. B.; NETTO, J. F. D. M. Inclusive model application using accessible learning objects to support the teaching of mathematics. Informatics in Education, v. 18, n. 1, p. 213–226, 2019.

NASCIMENTO, A. C. A. Objetos de aprendizagem: a distância entre a promessa e a realidade. In: PRATA, C. L.; NASCIMENTO, A. C. A. (orgs.). Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007. p. 135–145.

NESI, T. L.; KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S.; MOCROSKY, L. F. Objetos de Aprendizagem de Matemática: um panorama do que diz em alguns estudos no Brasil. RENOTE, v. 17, n. 1, p. 557-566, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.96016.

PEREIRA, F. H. Um estudo sobre o ensino de geometria com o uso da FARMA. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.

PUHL, C. S. Números complexos: um objeto de aprendizagem para ensinar e aprender. R. bras. Ens. Ci. Tecnol, v. 11, n. 3, p. 312–328, 2018.

REATEGUI, E.; BOFF, E.; FINCO, M. D. Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, 2010.

SANTOSO, E. W.; SARINASTITI, W.; WULANDARI, I. Animation of mathematics learning for vocational high school about geometry transformation using participatory design. In: International Electronics Symposium 2021: Wireless Technologies and Intelligent Systems for Better Human Lives, IES 2021 - Proceedings. Anais [...]. Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc., 2021.

SILVA, D. C.; CANTÚ, J. G.; SILVA, H. C.; BOSCARIOLI, C. Utilização de e-book interativo em aulas de matemática em um curso técnico em eletroeletrônica integrado ao ensino médio. Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 78, p. 33-44, 2023.

SILVEIRA, M. S.; CARNEIRO, M. L. F. Diretrizes para a avaliação da usabilidade de objetos de aprendizagem. In: XXIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/1713.

SOTO, C. S.; VALDIVIA, F. DE L. P.; BACA, H. A. H. Effect of using an educational software “pequemath móvil 5” on mobile devices in the learning process of the mathematical area in children of five years. In: Proceedings - 14th Latin American Conference on Learning Technologies, LACLO, 2019. Anais [...]. Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc., 1 out. 2019.

TAROUCO, L. M. R.; KONRATH, M. L. P.; CARVALHO, M. J. S.; AVILA, B. G. Formação de professores para produção e uso de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1, 2006.

WILEY, D. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor and a taxonomy. In: WILEY, D. The instructional use of learning objects. Bloomington, Indiana: AIT/AECT, 2002, p. 03-23.

ZOPPO, B. M.; KALINKE, M. A.; MOTTA, M.S.; PANOSSIAN, M. L. Interação e motivação: o ensino da matemática com um objeto de aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 427–444, 2020.

Téléchargements

Publiée

2024-10-24

Comment citer

Lós, D. E. da S., & Gusmão, C. M. G. de . (2024). Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(2), 65–79. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i263654

Numéro

Rubrique

Artigos