Conceitos Estatísticos e Financeiros em um ambiente de aprendizagem prisional do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.65152Palavras-chave:
Aprendizagem prisional, Conceitos Estatísticos e Financeiros, Estudo de CasoResumo
O referido texto é decorrente de uma dissertação de mestrado intitulada “Conceitos Estatísticos e Financeiros em um ambiente de aprendizagem prisional: um Estudo de Caso de um professor de Matemática”. Assim, a partir desta pesquisa, pretendemos neste texto, evidenciar os conceitos estatísticos e financeiros apresentados em um livro didático e revelados em uma entrevista concedida por um professor que atua na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no nível Ensino Médio, em uma unidade prisional do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipologia documental e de Estudo de Caso, cuja estratégia utilizada para recolha dos dados foi a entrevista, por meio de captação de áudio. O marco teórico tem base em autores como: Lopes (2008); Guimarães e Gitirana (2013); Gal (2002); Sena (2017); Coutinho (2020), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram a necessidade de elaboração de um currículo
prescrito e apresentado que assegure o acesso e a permanência dos estudantes, bem como as peculiaridades do local. Revelaram, ainda a necessidade de o professor trazer para a sala de aula prisional, mais do que gráficos contendo dados reais, como aqueles dispostos no livro didático analisado que, embora partam da realidade, encontram-se desatualizados, é preciso que o professor para da problematização, ou seja, que siga para o paradigma da investigação, na qual
sejam propostas situações que considerem o contexto dos estudantes detentos, visando o exercício pleno de sua cidadania.
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