Competências cognitivas e aprendizagem de matemática

Autores/as

  • Regina França Guimarães Ferreira
  • Sonia Barbosa Camargo Igliori

Palabras clave:

habilidades psicológicas, aprendizagem da Matemática, ensino da Matemática

Resumen

O presente estudo insere-se no âmbito da Educação Matemática e da Psicologia Educacional e teve como referencial teórico a obra do psicólogo russo Vadim A. Krutetskii, traduzida para o inglês sob o título “The Psychology of Mathematical Abilities in Schoolchildren”. Esse livro, publicado em 1968 na União Soviética, contém informações e resultados de uma longa pesquisa empreendida por ele e sua equipe acerca das habilidades psicológicas evidenciadas durante a resolução de problemas de Matemática.

O estudo concentrou-se na terceira parte da obra, onde estão apresentados os resultados da parte não experimental e experimental da pesquisa do Krutetskii. Os resultados obtidos na parte experimental referem-se às análises qualitativas das resoluções de problemas matemáticos executadas por 201 estudantes russos. Análises que permitiram a Krutetskii e a seus colaboradores definirem as habilidades psicológicas atuantes nos três estágios mentais existentes no processo de resolução: a recepção das informações do problema, o processamento (transformação) das informações e a retenção dos resultados e da experiência da resolução.

A definição das habilidades atuantes nos estágios acima, entretanto, é estabelecida a partir dos alunos com desempenho satisfatório em Matemática. Desse modo, a caracterização das maneiras com que essas habilidades operam na mente dos estudantes é feita a partir de um pressuposto de “falta” na mente dos alunos com dificuldades na disciplina.

Biografía del autor/a

Regina França Guimarães Ferreira

Departamento de Matemática

Sonia Barbosa Camargo Igliori

Departamento de Matemática

Cómo citar

Ferreira, R. F. G., & Igliori, S. B. C. (2014). Competências cognitivas e aprendizagem de matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 1(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/21717

Número

Sección

Resumos de Trabalhos de Iniciação Científica