Resenha da Tese
Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Investigação Matemática, Formação de professoresResumo
A resenha crítica aqui apresentada refere-se a uma tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP- Bauru), no ano de 2017. Na tese intitulada “Resolução de problemas e investigação matemática: um processo de intervenção para licenciandos em Matemática”, Gabriela Castro Silva Cavalheiro, sob orientação da professora doutora Renata Cristina Geromel Meneghetti, buscou responder as seguintes questões de pesquisa: Quais as contribuições, para licenciandos em Matemática, de um processo de intervenção formativa que envolve teoria, prática e análise da resolução de problemas e da investigação matemática como metodologias de ensino e aprendizagem de Matemática? Segundo esses sujeitos, quais as potencialidades e as dificuldades didático-pedagógicas no uso em sala de aula das metodologias em questão? Eles preferem alguma dessas metodologias ao utilizá-las na prática? Por quê?Metrics
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Revisão científica de Vitor Duarte Teodoro e tradução de Lígia Teopisto. Lisboa: Plátano. Edições Técnicas, 2003.
CAVALHEIRO, G. C. S. Resolução de problemas e investigação matemática: um processo de intervenção formativa para licenciandos em Matemática. 2017.196f. Tese. (Doutorado em Educação para a Ciência) Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual Paulista – Bauru – 2017.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MOREIRA, A. M. Teorias de aprendizagem. EPU: São Paulo: EPU, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.