Cursos Online: Novos Paradigmas para o Ensino e Aprendizagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2020v7i1p51-67Palavras-chave:
MOOC, SPOC, Ensino de Matemática, Aprendizagem.Resumo
Esse artigo consiste numa revisão sistemática da literatura com objetivo de identificar e refletir sobre os avanços e obstáculos de cursos online para o ensino de matemática. A pesquisa foi realizada no portal de Periódicos CAPES, usando como descritores os termos: “cursos massivos online e ensino de matemática” e “cursos privados online e ensino de matemática”, assim como seus correspondentes na língua inglesa. Foram priorizados os artigos publicados em revistas com árbitro e publicados nos últimos cinco anos. Apesar dos cursos online já serem bastante difundidos no meio educacional, foram encontrados poucos trabalhos que relatam o uso desta modalidade de curso no ensino da matemática. Dos artigos retornantes da pesquisa, foram 8 dão enfoque para a matemática, sendo todos em língua estrangeira. A análise dos artigos apontam que apesar dos cursos online serem uma importante ferramenta para viabilizar e democratizar o ensino, sua concepção pedagógica ainda requer reflexões para que os mesmos não sejam apenas uma adaptação do ensino presencial.Metrics
Referências
ALBERTI, T. F. et al. Oportunidades, perspectivas e limitações dos MOOC no âmbito da UAB/UFSM. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Anais... Belém: Unirede, v. 1, p. 1-13. 2013.
ANDRADE, M. V. M.; SILVEIRA, I. F. Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades. EaD em FOCO, v. 6, n. 3, 2016.
BARIN, C. S.; BASTOS, F. D. P. D. Problematização dos MOOC na atualidade: Potencialidades e Desafios. RENOTE. Porto Alegre. v. 11, n. 3, p. 1-10. 2013. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44707/28546>. Acesso em: 06 abr. 2013.
BASTOS, R. C.; BIAGIOTTI, B. MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino. RENOTE. Porto Alegre. v. 12, n. 1, p. 1-9. 2014. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50333/31417>. Acesso em: 06 abr. 2017.
BORBA, M. C; et.al. Blended learning, e-learning and mobile learning in mathematics education. ZDM Matemática educação. v. 48, n. 5, p. 589-610. 2016. Disponível em:
BRAHIMI, T.; SARIRETE, A. Learning outside the classroom through MOOCs. Computers in Human Behavior. Elsevier, v. 51, s/n, p. 604-609. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org.ez47.periodicos.capes.gov.br/10.1016/j.chb.2015.03.013> Acesso em: 24 jan. 2017.
BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2017.
CHAUHAN, A. Massive Open Online Courses (MOOCS): Emerging Trends in Assessment and Accreditation. Digital Education Review, v. 25, n. 1, 2014. Disponível em: <http://revistes.ub.edu/index.php/der/article/view/11325> Acesso em: 11 jan. 2017.
CORBI, A.; BURGOS, D.. Semi-Automated Correction Tools for Mathematics-Based Exercises in MOOC Environments. Revista Internacional de Multimídia Interativa e Inteligência Artificial. v. 3, n. 3, 2015. Disponível em:<http://www.ijimai.org/JOURNAL/sites/default/files/files/2015/06/ijimai20153_3_12_pdf_67215.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2018.
FINARDI, K. R.; TYLER, J. R. The role of english and technology in the internationalization of education: insights from the analysis of MOOCs. In : 7th international conference on education and new learning technologies. 2015, Barcelona. Edulearn15 Proceedings... Barcelona: IATED, v. 1. 2015.
GONÇALVES, B. M. F. MOOC e b-Learning: uma proposta para o mestrado em TIC na Educação e Formação do Instituto Politécnico de Bragança. Dissertação Mestrado em TIC na Educação e Formação. Escola Superior de Educação de Bragança. 2013.
GONÇALVES, V.; GONÇALVES, B .M. F. Avaliação de plataformas para criação e distribuição de MOOC para a formação contínua de professores. In: International Conference on Innovation Documentation and Teaching Technologies. Universidad Politécnica de Valencia, 2015. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/8620/1/Tese%20BG_final27062013.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2018.
INUZUKA, M. A.; DUARTE, R. T. Produção de REA apoiada por MOOC. In: SANTANA. B.; ROSSINI, C. e PRETTO, N. L. (organizadores). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. ed. 1. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012. Disponível em: <http://www.livrorea.net.br/livro/livroREA-1edicao-mai2012.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2017.
LAMBERT, S. Reluctant Mathematician: Skills-Based MOOC Scaffolds Wide Range of Learners. Journal of Interactive Media in Education, v. 1, n. 21. 2015. Disponível em: <https://www-jime.open.ac.uk/articles/10.5334/jime.bb/>. Acesso em: 20 mar. 2018.
LAMBERT, S.; IRIT, A. Embedding MOOCs in Academic Programmes as a Part of Curriculum Transformation: A Pilot Case Study. In: Innovations in Open and Flexible - Education. Springer Singapore, 2018. Disponível: < https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-981-10-7995-5_7>. Acesso em: 19 mar. 2018.
LOVELL, E. D.; ELAKOVICH, D. Developmental Math Pilot: Massive Open Online Course (MOOC), Psychology Concepts, and Group Work. Community College Journal of Research and Practice, v. 42, n. 1. 2016. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10668926.2016.1251353>. Acesso em: 19 mar. 2018.
LUO, H.; ROBINSON. A. C.; PARK, J. Y. Peer grading in a MOOC: reliability, validity, and perceived effects. Journal of Asynchronous Learning Networks. v. 18, n. 2, p. 5, 2014. Disponível em: <http://go-galegroup.ez47.periodicos.capes.gov.br/ps/i.do?&id=GALE|A437059371&v=2.1&u=capes&it=r&p=AONE&sw=w>. Acesso em: 08 jan. 2017.
MARTÍNEZ, P. S.; RODRÍGUES, E. Q.; ARROYO, J. A. R. Curso híbrido y de aula invertida apoyada en MOOC: experiencia de autoevalución. Revista de Innovación Educativa, v. 7, n. 1, 2015. Disponível em: <http://www.udgvirtual.udg.mx/apertura/index.php/apertura/article/view/608>. Acesso em: 22 mar. 2018.
MOTA, R.; INAMORATO, A. MOOC, uma revolução em curso. Jornal da ciência. Nov. 2012. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=85111> Acesso em: 05 dez. 2016.
SHIMABUKURO, J. SPOCs Are MOOC Game Changers. Educational Technology and Change Journal. Set. 2013. Disponível em: <http://etcjournal.com/2013/09/26/SPOCs-are-MOOC-game-changers/> Acesso em: 04 fev. 2017.
SIEMENS, G. Learning Ecology, Communities, and Networks: Extending the Classroom. Elearnspace. 2003. Disponível em: <http://www.elearnspace.org/Articles/learning_communities.htm>. Acesso em: 20 abr. 2017.
SOUZA, R. D. D.; CYPRIANO, E. F.. MOOC: uma alternativa contemporânea para o ensino de astronomia. Ciência & Educação, v. 22, n. 1, p. 65-80, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132016000100065&script=sci_arttext>. Acesso em: 25 mar. 2018.
YOUSEF, A. M. F. et al. MOOCs: A Review ofthe State-of-the-Art. In: 6th International Conference on Computer SupportedEducation – CSEDU. Barcelona, Spain, p. 9-20, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/275823066_MOOCs_a_review_of_the_state-of-the-art> Acesso em: 06 jan. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.