MANUAL DIDÁTICO BRASILEIRO DO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECIMENTOS AO PROFESSOR PARA ENSINAR MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i355196Palavras-chave:
Livro Didático, Pesquisa Documental, Conhecimento EspecializadoResumo
O livro didático é uma ferramenta amplamente utilizada nas escolas de ensino básico do Brasil. Possui uma diversidade de funções e aborda diferentes conteúdos de cada componente curricular. Todos eles contêm um manual didático, no qual o somente professor possui acesso. Assim, esta pesquisa teve como objetivo identificar como o manual didático brasileiro do quarto ano do Ensino Fundamental aperfeiçoa o conhecimento especializado do professor que ensina a disciplina de Matemática. A compreensão deste conhecimento nos permite identificar as possíveis causas das dificuldades apresentadas pelos alunos ao estudar a disciplina de Matemática, em especial neste ano escolar. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a investigação documental, centrada no manual do livro Matemática Ápis (2017), autoria de Luís Roberto Dante e baseou-se teoricamente em Carrillo et al. (2018), o qual estudou teoricamente o Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK), classificando-o em seis subdomínios principais: Conhecimento de Tópicos Matemáticos (KoT), Conhecimento da Estrutura da Matemática (KSM), Conhecimento da Prática Matemática (KPM), Conhecimento de Características da Aprendizagem de Matemática (KFLM), Conhecimento do Ensino de Matemática (KMT) e Conhecimento de Parâmetros de Aprendizagem da Matemática (KMLS). Ao estudarmos e analisarmos o manual do livro mencionado, classificamos as orientações indicadas aos professores pelos estudos do MTSK. Como resultado, os subdomínios que mais se destacaram foram o KSM e o KMT. Por fim, é interessante ressaltar que, se estudarmos os manuais presentes em outras coleções, outros subdomínios poderão predominar, obtendo resultados diferentes desta pesquisa.
Metrics
Referências
A importância do livro didático na prática pedagógica. Blog: E-docente, 24 set. 2019. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/escola/importancia-do-livro-didatico-na-pratica-pedagogica/. Acesso em: 27 jun. 2021.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Disponível em: www.fnde.gov.br. Acesso em: 24 jun. 2021.
CARRILLO-YAÑEZ J., CLIMENT N., MONTES M., CONTRERAS L. C., FLORES-MEDRANO E, ESCUDERO-ÁVILA D., VASCO D., ROJAS N., FLORES P., AGUILAR-GONZÁLEZ A., RIBEIRO M. E MUÑOZ-CATALÁN M. C. The Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK) Model. Research in Mathematics Education. V. 20 ed. 3, 2018.
DANTE, L. R. Matemática Ápis do 4º ano – Manual didático do professor. Editora Ática, 2017.
FERNANDES, Ângela; GONÇALVES, Maria Irene. O manual escolar na Prática Docente do Professor de Matemática. Actas do X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, p. 2009. Disponível em: https://repositorium. sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10095/1/o%20manual%20escolar%20na%20pr%c3%a1tica%20docente%20do%20professor%20de%20matem%c3%a1tica.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.
LÜDKE, M., ANDRÉ M. E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas I. Menga – São Paulo: EPU, 2013.
PICCOLI, João Pedro; ALENCAR, Edvonete Souza. Manual didático brasileiro do segundo ano do ensino fundamental: o conhecimento especializado do professor que ensina matemática. Educação Matemática Pesquisa, PUC – SP, v. 23, p. 231-262, 11 abr. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/49953/pdf.
THADEU, Victor. Livro Didático e Livro Paradidático: qual a diferença? E-docente, 15 out. 2019. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/educacao/livro-didatico-livro-paradidatico-qual-a-diferenca/. Acesso em: 30 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ensino da Matemática em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.