O uso da tecnologia de Realidade no ensino de Geometria Espacial: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i360344Palavras-chave:
Realidade Aumentada, GeoGebra, Aprendizagem, Geometria EspacialResumo
Com a inserção das tecnologias na educação, softwares são desenvolvidos para promover interação entre as pessoas e apoiar os processos de ensino de aprendizagem. Nesse contexto, o presente artigo objetiva mapear estudos acerca da utilização da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) por meio do software GeoGebra para o ensino de Geometria Espacial. Na parte metodológica, esta aconteceu em três etapas fundamentada em Kitchenham (2004), sendo elas: a primeira etapa (planejamento), destinada a construção da “string de busca” utilizando palavras-chave relacionadas a temática estudada; a segunda etapa (condução), testagem da “string de busca” nas bases de dados selecionadas: Google Acadêmico, Periódicos da CAPES, SciELO, Science Direct e Scribd, no período de 2015 a 2023 e a produção do relato ou relatório final do estudo. Após aplicação dos critérios de inclusão e dos critérios de exclusão, foram selecionados na etapa final da filtragem 43 estudos. Destes, foi observado a utilização do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de Geometria Espacial na Educação Básica, mas em sua maioria na versão para computador, ou seja, trabalhando a visualização 2D, embora tenha se observado trabalhos desenvolvidos com a utilização da RA por meio do GeoGebra a partir de 2021, comprovando dessa forma uma expansão da RA corroborando com Cardoso (2014). Portanto, embora tenha-se observado a existência de outros softwares no ensino de Geometria, o GeoGebra obtido gratuitamente em seu site oficial, por meio da tecnologia de RA contribui para o desenvolvimento da habilidade de visualização importante para a formação de conceitos geométricos.
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