O conceito de frações e os significados apresentados nos materiais curriculares da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Autores

  • Eli Ferreira dos Santos UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
  • Ana Maria Amorim Passos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Suzete Souza Borelli Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii67243

Palavras-chave:

Ensino de frações, Análise de sequencias de atividades, Ensino fundamental II

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as sequências de atividades para o ensino de frações no material digital do professor da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo proposto para o 6º ano dos anos finais do ensino fundamental de 2024. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa qualitativa descritiva de cunho documental, uma vez que os materiais do professor foram disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação, a partir do Currículo Paulista. Para essa análise nos apoiamos em Bertoni (2009), Almeida e Ribeiro (2019), entre outros que discutem o conceito de número racional na forma fracionária, juntamente com os seus significados. Como resultado, destacamos as fragilidades encontradas nas sequências de atividades elaboradas que podem dificultar a formalização do conceito de fração parte-todo.

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Biografia do Autor

Eli Ferreira dos Santos, UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo - SP. E-mail: erafabruno@gmail.com, Orcid: https://orcid.org/0009-0001-6359-4606.

Ana Maria Amorim Passos, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo - SP. Professora da Secretaria de Educação de Minas Gerais. E-mail: ana.amorim@educacao.mg.gov.br, Orcid: https://orcid.org/0009-0001-3295-8884

Suzete Souza Borelli, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo - SP. Professora de Pós-graduação. E-mail: suzeteborelli@gmail.com, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0738-8162.

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Publicado

2024-11-09

Como Citar

Santos, E. F. dos, Passos, A. M. A., & Borelli, S. S. (2024). O conceito de frações e os significados apresentados nos materiais curriculares da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(3), 166–183. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii67243

Edição

Seção

Artigos