Modelagem matemática em uma perspectiva sociocrítica:sobre a produção de discussões reflexivas
Palavras-chave:
modelagem matemática, perspectiva sociocrítica, discussões Reflexivas.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a produção de discussões reflexivas em um ambiente de Modelagem Matemática. Para este fim, discuto sobre a Modelagem Matemática como ambiente de aprendizagem em uma perspectiva sócio-crítica. A pesquisa1 foi de natureza qualitativa e teve como contexto um grupo de alunos do ensino fundamental da sala de aula de uma professora de matemática em um Município da Bahia. A coleta de dados ocorreu através da observação, a qual foi registrada através da filmagem. Os resultados apontam para a oportunidade e a produção de discussões reflexivas quando os alunos discutem sobre a influência dos critérios a serem considerados na abordagem da situação-problema e quando comparam os resultados obtidos. Palavras-chave: modelagem matemática; perspectiva sociocrítica; discussões Reflexivas. Abstract In this paper I analyse the production of reflective discussions in a Mathematical Modeling environment, through a sociocritical perspective. Both the aims of the teacher in developing a Mathematical Modeling activity and the discussions which are encouraged in this environment are discussed. The research was qualitative and its context was a class of elementary school students taught by a Mathematics teacher in a small city of the state of Bahia, Brazil. Data collection wascarried out through observation, as well as recorded by filming. Results suggest the opportunity of producing reflective discussions. Keywords: Mathematical Modeling, sociocritical perspective, reflective discussions.Metrics
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Publicado
2009-03-06
Como Citar
SANTOS, M. A. dos. Modelagem matemática em uma perspectiva sociocrítica:sobre a produção de discussões reflexivas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1018. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Artigos
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