Modelagem matemática em uma perspectiva sociocrítica:sobre a produção de discussões reflexivas

Autores

  • Marluce Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

modelagem matemática, perspectiva sociocrítica, discussões Reflexivas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a produção de discussões reflexivas em um ambiente de Modelagem Matemática. Para este fim, discuto sobre a Modelagem Matemática como ambiente de aprendizagem em uma perspectiva sócio-crítica. A pesquisa1 foi de natureza qualitativa e teve como contexto um grupo de alunos do ensino fundamental da sala de aula de uma professora de matemática em um Município da Bahia. A coleta de dados ocorreu através da observação, a qual foi registrada através da filmagem. Os resultados apontam para a oportunidade e a produção de discussões reflexivas quando os alunos discutem sobre a influência dos critérios a serem considerados na abordagem da situação-problema e quando comparam os resultados obtidos. Palavras-chave: modelagem matemática; perspectiva sociocrítica; discussões Reflexivas. Abstract In this paper I analyse the production of reflective discussions in a Mathematical Modeling environment, through a sociocritical perspective. Both the aims of the teacher in developing a Mathematical Modeling activity and the discussions which are encouraged in this environment are discussed. The research was qualitative and its context was a class of elementary school students taught by a Mathematics teacher in a small city of the state of Bahia, Brazil. Data collection wascarried out through observation, as well as recorded by filming. Results suggest the opportunity of producing reflective discussions. Keywords: Mathematical Modeling, sociocritical perspective, reflective discussions.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS, na linha de pesquisa de Ensino de CIências e formação de professores. Especialista em Educação Matemática pela UCSAL- Ba. Licenciada em matemática pela UNEB-Ba. Atuo como professora visitante na Universidade do Estado da Bahia no departamento de Educação- no curso de Pedagogia com a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática e no departamento de Ciências no curso de licenciatura de matemática nas disciplinas de Didática da Matemática e Seminários Temáticos.

Downloads

Publicado

2009-03-06

Edição

Seção

Artigos