Construtivismo e Educação Matemática

Autores

  • Maria Lúcia Faria Moro UFPR

Palavras-chave:

epistemologia genética, educação matemática, aprendizagem inicial da matemática

Resumo

Resumo O artigo examina aspectos que aproximam o construtivismo piagetiano da educação matemática. Após analisar contribuições capitais da epistemologia genética a questões da compreensão do conhecimento matemático, são lembrados estudos que verificaram e reinterpretaram proposições da Escola de Genebra no campo da educação matemática. Para ilustrar como contribuições contemporâneas, de origens e áreas diversas, remetem a pressupostos da epistemologia genética no campo da educação matemática, são discutidos resultados de pesquisas sobre a contagem, uma das dimensões essenciais da aprendizagem inicial da matemática. Palavras-chave: epistemologia genética; educação matemática; aprendizagem inicial da matemática. Abstract The paper analyses aspects that connect the Piagetian constructivism to mathematical education. The exam of some central contributions of the genetic epistemology to issues concerning to the comprehension of the mathematical knowledge are followed by the analysis of some studies that verified and reinterpreted the Geneva propositions on the field of the mathematical education. Finally, there is a discussion focused on research results about counting, one among the essential dimensions of the initial learning of mathematics, in order to illustrate how contemporary contributions, coming from different sources and areas, address to presuppositions of the genetic epistemology. Key-words: genetic epistemology; mathematical education; initial learning of mathematics.

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Biografia do Autor

Maria Lúcia Faria Moro, UFPR

Doutora em Psicologia, Psicologia da Educação – PUC-SP, Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPR, e-mail: mlfmoro@sul.com.br

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Publicado

2010-01-24

Edição

Seção

Artigos