Tarefa fundamental em um percurso de estudo e pesquisa: um caso de estudo para o ensino da Geometria Analítica <br> The problem about disarticulation of tasks in teaching analytical geometry and the concept of basic task

Autores

  • ROBERTO CARLOS DANTAS ANDRADE Escola Tenente Rêgo Barros
  • RENATO BORGES GUERRA Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Comunidade de Estudos. Tarefa Fundamental. Geometria Analítica.

Resumo

Resumo

Esta pesquisa trata da noção de tarefas fundamentais para o enfrentamento do fenômeno da desarticulação no estudo da geometria analítica no Ensino Básico. Essa noção é subsidiada pela articulação de tarefas para justificar outras tarefas a partir da Teoria Antropológica do Didático. E mostra, por meio de um percurso de estudo e de pesquisa, como uma questão forte para a instalação e manutenção de uma comunidade de estudo de professores para a construção de uma compreensão organizacional do ensino de geometria analítica e, não menos importante, com claras implicações para formação docente.

Palavras-chave: Comunidade de Estudos. Tarefa Fundamental. Geometria Analítica.


Abstract

This research deals with the notion of basic tasks to face the phenomenon of the disarticulation in the study of analytic geometry in Basic Education. This notion is subsidized by the articulation of tasks to justify other tasks from the Anthropological Theory of Teaching. This notion, through a course of study and research, it shows as a strong issue for the installation and maintenance of  teachers study community to build an organizational understanding of teaching analytic geometry and, not least, with clear implications for teacher education training.

Key words: Studies Community; Basic task; Analytic Geometry

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, Roberto Carlos Dantas. A noção de tarefa fundamental como dispositivo didático para um percurso de formação de professores: o caso da geometria, 2012. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2012.

ANDRADE, Roberto C. D. e GUERRA, Renato B. O Teorema de Tales como tema de articulação nas organizações matemáticas para o ensino. XIII Conferencia interamericana de educação matemática CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011

BOSCH, M., C. FONSECA y J. GASCÓN, Incompletitud de las organizaciones matemáticas locales en las instituciones escolares, Recherches en Didactique des Mathématiques, vol. 24, núms. 2-3, p. 205-250, 2004.

BOSCH, M.; GASCÓN, J. LAS PRÁCTICAS DOCENTES DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS XIème École d'Été de Didactique des Mathématiques que se celebró en Agosto de 2001.

______. La praxeología local como unidad de análisis de los procesos didácticos. 2004. Disponível em:<http://www.ugr.es/ ~jgodino/siidm/madrid>. Acesso em: 12 out. 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, 2002.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1998.

CHEVALLARD, Yves. Les problématiques de la recherche en didactique à la lumière de la TAD, janvier 2011. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr>. Acesso em: nov. 2014.

______. La notion d’ingénierie didactique, un concept à refonder. Questionnement et éléments de réponse à partir de la TAD. 15e École d’Été de Didactique des Mathématiques Clermont-Ferrand, 16-23 août 2009a. Disponível em: < http://yves.chevallard.free.fr/>. Acesso: em: 8 out. 2010.

______. La TAD face au professeur de mathématiques, Toulouse, 29 abr. 2009b. Disponível em: < http://yves.chevallard.free.fr/>. Acesso: em: 8 out. 2010.

______. La notion de PER : problèmes et avancées. Toulouse, 2009c. Disponível em < http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=161>. Acessado em 8 de out. 2010.

CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Mariana; GASCÓN, Josep. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2001.

______. L`analyse des pratiques enseignantes en théorie anthopologique du didactique, Recherches en didactiques des mathématiques. Grenoble. La pensée Sauvage Éditions, v. 19.2, p. 221-265,1999.

EVES, Howard. Estudio de la geometría. México: Uteha, 1969. Tomo1

FONSECA, C. Discontinuidades matemáticas y didácticas entre la secundaria y la universidad. 2004. Tese (Doutorado em set/2004) – Universitat de Vigo, Espanha, 2004.

GASCÓN, J. Del Problem Solving a los Recorridos de Estudio e Investigación. Crónica del viaje colectivo de una comunidad científica. Revista Iberoamericana de Educación Matemática (UNIÓN), n. 22, p. 9-35, 2010.

______. Geometría sintética en la ESO y analítica en el Bachillerato. ¿Dos mundos completamente separados? Suma, v. 39, p. 13-25, 2002.

GUERRA, Renato B. e ANDRADE, Roberto C. D. Tarefas fundamentais e o ensino de

geometria analítica. Taller 21, In anais do VIII Reunión de didáctica de la matemática

del cono sur. Asución, Parguay, 2009.

GUERRA, Renato B. e ANDRADE, Roberto C. D. Tarefas fundamentais no fazer matemático escolar: organização matemática para o ensino da geometria analítica. Revista Interdisciplinar da divisão de pesquisa de pós-graduação (Margens), v. 6, n.8 (abr). Abaetetuba /PA: UFPA. 2013.

SIERRA, T. A. Lo matemático en la creación y análisis de Organizaciones Didácticas. El caso de los sistemas de numeración. 2006. Tese (Doutorado em out/2006) - Universidad Complutense de Madrid, 2006.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Edição

Seção

Artigos