TRAJETORIA E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO ESTATISTICA NO BRASIL, 2010-2014: UM OLHAR A PARTIR DO GT-12<br>TRAJECTORY AND PROSPECTS OF STATISTICAL EDUCATION IN BRAZIL, 2010-2014: A VIEW FROM GT-12
Resumo
Este trabalho investigou a produção científica em Educação Estatística nos últimos cinco anos dos pesquisadores do GT-12 da SBEM. Foi feita uma análise documental da produção apresentada em seus currículos Lattes: dissertações e teses, livros e capítulos de livro, artigos completos em periódicos e em eventos científicos no período de 2010 a 2014. A produção científica foi categorizada de acordo com o conteúdo, nível de escolaridade dos participantes e enfoque metodológico. A partir dos resultados foram levantados pontos para reflexão sobre os rumos da Educação Estatística no Brasil, como, por exemplo, necessidade de mais pesquisas com alunos com necessidades educacionais especiais, com o apoio tecnológico e a busca de explicações para a tendência verificada de diminuição do número de publicações nesta área.
Palavras-chave: análise da produção científica; Educação Estatística; GT-12 da SBEM
Abstract
This study analyzed scientific papers about Education Statistics for the past five years, published by GT-12 researchers. It was developed a documental analysis of production reported on their curriculum in the Lattes Platform: dissertations and theses, books and chapters and publication of full papers in journals and at national and international scientific events in the period 2010 to 2014. The scientific production was classified according to content, school grade level of participants and methodological approach. The results allowed a reflection about the future of Statistics Education in Brazil, for instance, need for more papers enrolling students with special needs, with technological support and attempt to understand the trend of decrease in the number of papers in this area.Keywords: analysis of scientific papers; Statistics Education; GT-12 of SBEM
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).