A inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino e aprendizagem de estatística: medidas de tendência central <br> The inclusion of students with visual impairments in the teaching and learning of statistics: measures of central tendency

Autores

  • Rita de Cássia Célio Pasquarelli Mestrado em Educação Matemática: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Ana Lucia Manrique Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora do PEPG em Educação Matemática da PUC-SP.

Palavras-chave:

Estatística, Medidas de Tendência Central, Deficiência visual.

Resumo

Neste artigo pretendemos promover o diálogo sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual e o processo de ensino e aprendizagem de Estatística, no âmbito das medidas de tendência central. Embora entendamos que o ensino desses conceitos demande considerável tempo, investigamos uma situação que apresenta de maneira introdutória e intuitiva, a variabilidade de dados. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, considerando a Análise Exploratória de Dados. Fizemos uso de uma Tecnologia Assistiva – simulador de gráficos - e trabalhamos com uma turma do 9º ano, que possuía quatro cegos, um com baixa visão e três videntes. Os resultados foram positivos tanto para a construção de significados dos conceitos trabalhados, quanto apontando caminhos para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Estatística, no âmbito das medidas de tendência central, para estudantes com deficiência visual.

 

This article aims to promote a dialogue on the inclusion of students with visual impairment and the teaching and learning process of Statistics, in the context of measures of central tendency. While we understand that teaching these concepts demands considerable time, we investigate a situation that presents the variability of data in a introductory and intuitive way. We adopted as a methodology the qualitative research, considering the Exploratory Data Analysis. We made use of Assistive Technology - graphic simulator - and we worked with a group of 9th grade, which had four blind students, one with low vision and three seers. The results were positive as much for the construction of meanings of concepts worked, as ways for the teaching and learning process of Statistics, in the context of measures of central tendency for students with visual impairments

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Célio Pasquarelli, Mestrado em Educação Matemática: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mestra em Educação Matemática e licenciada em Matemática Licenciatura, ambas pela PUC/SP.

Ana Lucia Manrique, Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora do PEPG em Educação Matemática da PUC-SP.

Pós-Doutorada pela PUC/RJ. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC/SP.

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Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Artigos