José Joaquim D’Avila: pela defesa de um novo sistema de pesos e medidas no Brasil no século XIX? <br> José Joaquim D’Avila: in defense of a new system of weights and measures in Brazil in the 19th century?

Autores

  • Elenice de Souza Lodron Zuin Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925//1983-3156.2017v19i2p187-210

Palavras-chave:

Aritmética escolar, século XIX, Sistema métrico decimal

Resumo

Resumo

Este artigo intenta mostrar que, no século XIX, a apropriação do sistema métrico decimal pelos professores poderia ocorrer, via livros didáticos de Aritmética, antes da oficialização dos novos pesos e medidas no Brasil em 26 de junho de 1862. Entre os autores, José Joaquim D’Avila comparece como um dos defensores da adoção do sistema métrico decimal em nosso país, evidenciando sua posição em um de seus livros publicado em 1856. O autor destaca as vantagens e facilidades do sistema francês em uma conjugação de esforços para agregar outros adeptos e defensores dos pesos e medidas decimais. Deste modo, ele teria também um papel claramente político.

Abstract

This paper intends to show that, in the 19th century, the appropriation of the decimal metric system by the teachers could happen through arithmetical textbooks before the official recognition of the new weights and measures in Brazil on June 26, 1862. José Joaquim D’Avila attends as one of the defenders of the adoption of the decimal metric system in our country, evidencing his position in one of his books published in 1856. The author highlights the advantages and means of the French system, in a conjugation of efforts to join other followers and defenders of the Decimal System of Weights and Measures. Thus, he would also have clearly a political role.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elenice de Souza Lodron Zuin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Educação Matemática pela PUC SP – Docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas

Áreas: Educação Matemática, História da Educação, História da Matemática, História da Educação Matemática

Referências

BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1970. 7 v.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – Artes de fazer. 9. ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2003. 351p.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação. n. 2, p. 177-229, 1990.

CHOPPIN, Alain. Passado y presente de los manuales escolares. In: BERRIO, Julio Ruiz (ed.) La cultura escolar de Europa. Tendências históricas emergentes. Madrid: Biblioteca Neva, 2000. (Memória y critica de la Educación). p.107-141.

D’AVILA, José Joaquim. Elementos de Arithmetica. 3. ed. Rio de Janeiro: Typ. Fluminense de Santos & Covill, 1856a. 224p.

D’AVILA, José Joaquim. Elementos de Arithmetica para uso dos collegios de Instrucção Primaria. 2. ed. Rio de Janeiro: Typ. Fluminense, 1856b. 74p.

D’AVILA, José Joaquim (coord.). Elementos de Arithmetica. 2. ed. Rio de Janeiro: Typ. Fluminense, 1854. 178p.

D’AVILA, José Joaquim (coord.). Elementos de Arithmetica. 2. ed. Rio de Janeiro: Typ. Brasiliense do F. M. Ferreira, 1850. 178p.

HÉBRARD, Jean. A escolarização dos saberes elementares na época moderna. In: Teoria & Educação, 2, p. 65-109, 1990.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP. SBHE/Editora Autores Associados, n.1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

WARDE, Mirian Jorge.& CARVALHO, Marta Maria Chagas. Política e cultura na produção da História da Educação no Brasil. In: Contemporaneidade & Educação, ano V, n. 7, p. 9-33, 1º sem. 2000.

ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Para Portugal e para o Brasil: o ensino da Aritmética no Oitocentos nos livros de Emilio Achilles Monteverde. In: NOBRE, S. R.; BERTATO, F. M.; Saraiva, L. M. R.. (Org.). Actas do VI Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. Natal: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2014, v. 16, p. 391-414. (E-book)

ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Dos antigos pesos e medidas ao sistema métrico decimal. 1. ed. Belém: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2009.

ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Livros didáticos como fontes para a escrita da Matemática escolar. Guarapuava: Gráfica Universitária UNICENTRO Paraná & Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2007a.

ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Por uma nova Arithmetica: o sistema métrico decimal como um saber escolar no Portugal e no Brasil Oitocentistas. 2007. 318 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007b.

ZUIN, Elenice de Souza Lodron & VALENTE, Wagner Rodrigues. Cândido Baptista Oliveira em defesa da inserção do sistema métrico decimal nas escolas 30 anos antes da sua oficialização no Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 6, 2005, Brasília. Anais... Rio Claro: Cruzeiro, 2005. p. 183-193.

Downloads

Publicado

2017-09-07

Edição

Seção

Artigos