Factorisation des polynômes. Une étude basée sur le développement d’un PER

Autores

  • Míriam do Rocio Guadagnini Université Anhanguera de São Paulo, Brésil
  • Marlene Alves Dias Université Anhanguera de São Paulo, Brésil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i4p201-212

Palavras-chave:

Factorisation des polynômes, Parcours d´Étude et de Recherche

Resumo

Abstract

The aim of this paper is to present partial results of an ongoing study, which investigates the teaching of polynomial factoring through analysis of didactic and mathematical praxeologies, institutional and personal relationships developed for their study, based on Brazilian official documents and textbooks for future intervention with a group of mathematics teachers and high school students. We take as theoretical foundation the anthropological theory of the didactic and as a methodology, study and research paths (SRP) by Chevallard and collaborators.


Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais de um estudo em curso, que investiga sobre o ensino da fatoração de polinômios para a análise das praxeologias didáticas e matemáticas e das relações institucionais e pessoais desenvolvidas para seu estudo, com base nos documentos oficiais e livros didáticos brasileiros, para uma intervenção futura com um grupo de professores de matemática e estudantes do ensino médio. Tomamos como fundamentação teórica a teoria antropológica do didático de Chevallard e, como metodologia, o percurso de estudo e pesquisa (PEP) de Chevallard e colaboradores.

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Biografia do Autor

Míriam do Rocio Guadagnini, Université Anhanguera de São Paulo, Brésil

Université Anhanguera de São Paulo, Brésil

Marlene Alves Dias, Université Anhanguera de São Paulo, Brésil

Université Anhanguera de São Paulo, Brésil

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Publicado

2019-06-11

Edição

Seção

Finalizada -El paradigma del cuestionamiento del mundo en la investigación y en la enseñanza - 2019