O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática.

Gilda de La Rocque Palis

Resumo


O objetivo deste artigo é compartilhar uma perspectiva teórica que vem sendo utilizada para pensar sobre o conhecimento requerido dos professores para integrar, de forma eficiente, a tecnologia digital ao ensino de matemática. Apresentamos o conceito de conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo, enraizado no conceito de conhecimento pedagógico do conteúdo introduzido por Shulman. Discutimos a contextualização desse referencial teórico na área de matemática e apresentamos um modelo de desenvolvimento desse conhecimento por professores. Uma melhor compreensão do saber necessário para ensinar com tecnologia e de como ele pode ser construído pode fundamentar a concepção de propostas de formação de professores de forma a propiciar o desenvolvimento desse conhecimento.

Abstract: In this article we share a theoretical framework which has been used to think about what teachers must know in order to teach mathematics effectively with digital technology. We introduce the concept of technological, pedagogical and content knowledge, rooted in the ideas of pedagogical content knowledge introduced by Shulman. We discuss the contextualization of this theoretical framework in mathematics and present a development model of this knowledge by teachers, A better understanding of the necessary knowledge to incorporate technology in mathematics teaching and about how it can be constructed may ground the design of learning experiences towards the development of this knowledge.

Keywords: Technological Pedagogical Content knowledge, Teaching Mathematics with Technology, Mathematics Teacher Education.

Palavras-chave


Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, Tecnologia no Ensino de Matemática, Formação de Professores de Matemática.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA