O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática.

Autores

  • Gilda de La Rocque Palis PUC-Rio

Palavras-chave:

Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, Tecnologia no Ensino de Matemática, Formação de Professores de Matemática.

Resumo

O objetivo deste artigo é compartilhar uma perspectiva teórica que vem sendo utilizada para pensar sobre o conhecimento requerido dos professores para integrar, de forma eficiente, a tecnologia digital ao ensino de matemática. Apresentamos o conceito de conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo, enraizado no conceito de conhecimento pedagógico do conteúdo introduzido por Shulman. Discutimos a contextualização desse referencial teórico na área de matemática e apresentamos um modelo de desenvolvimento desse conhecimento por professores. Uma melhor compreensão do saber necessário para ensinar com tecnologia e de como ele pode ser construído pode fundamentar a concepção de propostas de formação de professores de forma a propiciar o desenvolvimento desse conhecimento. Abstract: In this article we share a theoretical framework which has been used to think about what teachers must know in order to teach mathematics effectively with digital technology. We introduce the concept of technological, pedagogical and content knowledge, rooted in the ideas of pedagogical content knowledge introduced by Shulman. We discuss the contextualization of this theoretical framework in mathematics and present a development model of this knowledge by teachers, A better understanding of the necessary knowledge to incorporate technology in mathematics teaching and about how it can be constructed may ground the design of learning experiences towards the development of this knowledge. Keywords: Technological Pedagogical Content knowledge, Teaching Mathematics with Technology, Mathematics Teacher Education.

Metrics

PDF views
4,822
Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026248
|

Biografia do Autor

Gilda de La Rocque Palis, PUC-Rio

Departamento de Matemática Pós graduação do Departamento de Educação

Downloads

Publicado

2011-02-02

Como Citar

DE LA ROCQUE PALIS, G. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4288. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos