O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática.
Palavras-chave:
Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, Tecnologia no Ensino de Matemática, Formação de Professores de Matemática.Resumo
O objetivo deste artigo é compartilhar uma perspectiva teórica que vem sendo utilizada para pensar sobre o conhecimento requerido dos professores para integrar, de forma eficiente, a tecnologia digital ao ensino de matemática. Apresentamos o conceito de conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo, enraizado no conceito de conhecimento pedagógico do conteúdo introduzido por Shulman. Discutimos a contextualização desse referencial teórico na área de matemática e apresentamos um modelo de desenvolvimento desse conhecimento por professores. Uma melhor compreensão do saber necessário para ensinar com tecnologia e de como ele pode ser construído pode fundamentar a concepção de propostas de formação de professores de forma a propiciar o desenvolvimento desse conhecimento. Abstract: In this article we share a theoretical framework which has been used to think about what teachers must know in order to teach mathematics effectively with digital technology. We introduce the concept of technological, pedagogical and content knowledge, rooted in the ideas of pedagogical content knowledge introduced by Shulman. We discuss the contextualization of this theoretical framework in mathematics and present a development model of this knowledge by teachers, A better understanding of the necessary knowledge to incorporate technology in mathematics teaching and about how it can be constructed may ground the design of learning experiences towards the development of this knowledge. Keywords: Technological Pedagogical Content knowledge, Teaching Mathematics with Technology, Mathematics Teacher Education.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-02-02
Como Citar
DE LA ROCQUE PALIS, G. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4288. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).