O estudo de sequências na Educação Algébrica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental<br>The study of sequences in Algebraic Education in the Early Years of Elementary School

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p96-118

Palavras-chave:

Generalização de padrões, Pensamento algébrico, Educação Algébrica, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo se propõe a descrever e compreender o uso de padrões em sequências repetitivas e recursivas, que podem contribuir para desenvolver a ideia de generalização, promovendo o pensamento algébrico de alunos dos Anos Iniciais. A pesquisa faz parte das discussões de um grupo de estudos da UFSC, que vem se debruçando sobre o pensamento algébrico na infância, dada a importância do tema, afinal, a Álgebra é uma das cinco unidades temáticas da Matemática na BNCC 2017. O artigo apresenta definições de autores que explicam as características das sequências repetitivas e recursivas, traz exemplos encontrados em livros didáticos e disponíveis na literatura sobre o assunto, apontando como os padrões oportunizam ensinar e aprender Matemática com significado, além de desenvolver o pensamento algébrico dos alunos.

This article seeks to describe and make sense of the use of patterns in repetitive and recursive sequences, which can contribute to the development of the idea of generalization, promoting the algebraic thinking of students in the early years of elementary school. This research is derived from the discussions of a study group of UFSC, which has been investigating algebraic thinking in childhood, due to its importance as one of the five mathematical units of the National Common Core Curriculum (BNCC) 2017. This article presents definitions of authors, which explain the characteristics of repetitive and recursive sequences, bring examples found in textbooks and available in the literature on the subject, showing how patterns enable the teaching and learning of meaningful mathematics, and the development students' algebraic thinking.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Jungbluth, Prefeitura Municipal de Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina

-Professora de Matemática da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

-Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

Everaldo Silveira, UFSC

- Doutor em Educação científica e Tecnológica pela UFSC.

- Professor Adjunto DE do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos  cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.

-Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC, orientando alunos de mestrado e doutorado.

Regina Célia Grando, UFSC

- Doutorado  em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

- Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina e Presidenta da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM Nacional) no triênio 2016-2019.

Referências

BLANTON, M. L.; KAPUT, J. J. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 36,

n. 5, p. 412-443, nov. 2005.

BLANTON, M.; KAPUT, J. Functional thinking as a route into algebra in the elementary grades. In: CAI, J.; KNUTH, E. (eds.). Early algebraization. A global dialogue from multiple perspectives. Berlin: Springer, p. 5-23, 2011.

BRANCO, N. C. V. O estudo de padrões e regularidades no desenvolvimento do pensamento algébrico. 2008. 241f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum: BNCC. Versão para impressão. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 16 mar. 2018.

CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A.; BRIZUELA, B. M.; EARNEST, D. Arithmetic and algebra in early mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 37, n. 2, p. 87 - 115, mar. 2006.

DANTE, L. R. Ápis Matemática 1.º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017a.

DANTE, L. R. Ápis Matemática 2.º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017b.

DANTE, L. R. Ápis Matemática 5.º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2017c.

HANKE, T. A. F. Padrões de regularidades: uma abordagem no desenvolvimento do pensamento algébrico. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) -Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Minas Gerais, 2008.

KAPUT, J. J. Teaching and learning a new algebra, 1999. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/DA/DA-TEXTOS/Kaput_99AlgUnd.pdf Acesso em: 22 jun.2018.

KIERAN, C. Algebraic thinking in the early grades: What is it? The Mathematics Educator, Canadá v. 8, n..1, p. 139-151, 2004.

KIERAN, C.; PANG J. S.; SCHIFTER, D.; Ng, S. F. Early Algebra. Research into its nature, its learning, its teaching. Hamburg: Springer Open, 2016.

MASON, J. How early is too early for thinking algebraically? In: KIERAN, C. (ed.), Teaching and Learning Algebraic Thinking. Hamburg: Springer International Publishing AG, p. 329-350, 2018.

RADFORD, L. Algebraic thinking and the generalization of patterns: A semiotic perspective. In: ALATORRE, S.; CORTINA, J.L.; SÁIZ, M.; MÉNDEZ, A. (eds.). Proceedings... Vol. 1. Mérida: Universidad Pedagógica Nacional, p. 2-21, 2006.

RADFORD, L. Layers of generality and types of generalization in pattern activities. PNA, v.4, n. 2, p. 37 - 62, 2010a.

RADFORD, L. The eye as a theoretician: Seeing structures in generalizing activities. For the Learning of Mathematics, Canadá, v.30, n.2, p.2-7, 2010b.

RIBEIRO, J. Novo pitanguá: Matemática 2.º ano. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2017.

STACEY, K. Finding and using patterns in linear generalizing problems. Educational Studies in Mathematics, n. 20, p. 47-164, 1989.

TOLEDO, C. M. Buriti Mais Matemática 2º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.

VALE, I.; BARBOSA, A.; FONSECA, L.; PIMENTEL, T., BORRALHO, A.; CABRITA, I.; BARBOSA, E. Padrões em Matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino básico. Lisboa: Texto, 2011.

VALE, I.; PALHARES, P.; CABRITA, I.; BORRALHO, A. Os padrões no ensino e aprendizagem de Álgebra. Lisboa SEM-SPCE, 2007. Disponível em http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/1416/1/Padr%C3%B5es%20Caminha.pdf.

Acesso em: 05 mar.2019.

VALE, I.; PIMENTEL, T. Padrões e Conexões Matemáticas no Ensino Básico. Educação e Matemática, Lisboa, 2011. Disponível em:

https://www.academia.edu/1425432/Padrões_um_tema_transversal_do_currículo

Acesso em: 09 mar. 2019.

VALE, I.; PIMENTEL, T. O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores. Da Investigação às Práticas, v. 3, n. 2, p. 98-124, 2013.

VAN DE WALLE, J. A. V. de. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. ed. Tradução: Paulo Henrique Colonese. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Finalizada - Educação Algébrica