Teses em Didática da Matemática: praxeologia<br>Thesis in didactics of mathematics: praxeology
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p604-617Palavras-chave:
Praxeologia, Didática da Matemática, Revisão Sistemática Integrativa.Resumo
O texto dedica-se a apresentar as praxeologias devolvidas nas pesquisas de doutorado no ano de 2017, nos cursos de Pós-Graduação do Brasil. O objetivo é identificar as implicações para o ensino e para a pesquisa bem como suas articulações com asTeorias da Didática da Matemática. Para este fim, foi utilizado como método a Revisão Sistemática Integrativa para evidenciar as práticas e sumarizar a produção cientifica a ponto de fornecer conhecimento amplo sobre o tema. Conclui-se que para identificar as implicações para o ensino e pesquisa é importante discernir sobre o papel e a importância da discussão epistemológica no processo de pesquisa que revela seu
caráter reflexivo, como vigilância interna da ciência sobre seus procedimentos e resultados.
Metrics
Referências
ALMOULOUD, S.A., COUTINHO, C.Q.S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd 1. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 3. (6), p.62-77, UFSC: 2008. Disponível em:
http://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=06dXr0AAAAAJ&citation_for_view=06dXr0AAAAAJ:9yKSN-GCB0IC. Acesso em: 08.02.2014.
BOSCH, M et al. (eds.) Un panorama de la TAD. An overview of ATD. CRM Documents, vol 10, Centre de Recerca Matemàtica, Barcelona: Spain, 2012.
BROUSSEAU, G. Theory of didactial situations in mathematics - Didactique des mathématiques, 1970-1990. Kluwer: New York, 2002
D’AMORE B., GODINO D.J. Punti di vista antropologico ed ontosemiotico in Didattica della Matematica. La matematica e la sua didattica, 2006, 1, 9-38.
STEINER, H.-G. Philosophical and epistemological aspects of mathematics and their interaction with theory and practice in mathematics education. Quebec, Canadá. For the Learning of Mathematics, V. 7(1), pp. 7–13. 1987
STEINER, H-G. Theory of Mathematics Education (TME): an introduction. Quebec, Canadá. For the Learning of Mathematics, V. 5 (2), pp. 11-17. 1985
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).