Proporcionalidade: um olhar a partir da TAD<br>Proportionality: a look from ATD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p514-528

Palavras-chave:

TAD. Ecologia didática. Razões de ser. Proporcionalidade.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar em textos acadêmicos as razões de ser e a ecologia didática da proporcionalidade. Trata-se aqui, de um recorte de uma pesquisa em andamento no âmbito do Curso de Doutorado. Tomamos como aporte teórico/metodológico elementos da TAD, relacionados a ecologia didática de um saber. Partimos do questionamento: como se dá a ecologia deste saber na literatura acadêmica? Os resultados preliminares apontaram que as razões de ser, deste saber encontra-se no desenvolvimento do raciocínio proporcional principalmente junto ao ensino dos saberes razão, proporção e função linear. A perspectiva didática mais apontada é a resolução de problemas em contextos variado fazendo articulação com o estudo dos números racionais. A proporcionalidade, no ecossistema Matemática da Educação Básica, habita principalmente as subáreas Álgebra, Geometria e Aritmética. E tem como nicho ecológico: razão, proporção, semelhança e função linear.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Sônia Melo Vieira, UFPE

Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).Possui graduação em Ciência Com Habilitação Em Matemática  (1991) - Faculdade de Formação de Professores de Goiâna, Especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática (2002) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestrado em Educação (2004) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É membro de equipe pedagógica das Redes Municipal de Recife, membro de equipe pedagógica da Gerência de Anos Finais da Secretaria de Educação do Estadual de Pernambuco. No período de 2009 a 2012 lecionou no Curso de Pedagogia da  Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - FACOL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada  de professores, avaliação externa e currículo. Atualmente, realiza pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino e em Aprendizagem, investigando a Ecologia do saber proporcionalidade na Educação Básica, sob orientação do Professor Doutor Marcelo Câmara dos Santos. É membro dos Grupos de Pesquisa Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática (FDCM) . Temas de interesse: Educação Matemática, Matemática da Educação Básica, Teoria dos Campos Conceituais, Teoria Antropológica do Didático, Tecnologias na Educação, Avaliação da Aprendizagem, Didática, Estágio à Docência

Marcelo Câmara dos Santos, ufpe

Possui Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), Mestrado em Didactique Des Disciplines Scientifiques - Université Claude Bernard- Lyon I (1992) e Doutorado em Sciences de Leducation - Université de Paris X, Nanterre (1995), com Pós-Doutorado pelo Institut Universitaire de Formation de Maîtres de Rennes (2001) e Pós-Doutorado Sênior pela Université Laval (2010). Professor aposentado do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE e no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação, da UFJF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino de Matemática, formação de professores, avaliação e sequências didáticas. Coordenou a área de Matemática na elaboração dos Parâmetros Curriculares de Pernambuco e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC

Referências

BEN-CHAIM, D., ILANY, B. e KERET, Y. Atividades Investigativas Autênticas” para o

Ensino de Razão e Proporção na Formação de Professores de Matemática para os Níveis Elementar e Médio. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 31, 2008, p. 125 a 159.

BONGIOVANNI. V. As duas maiores contribuições de Eudoxo de Cnido “a teoria das proporções e o método da exaustão”. Revista Ibero-americana de Educação Matemática. 2005. Nº 02, p. 91 – 110.

BORTOLOTI, R. D. M; BARBOSA, J. C. Matemática para o ensino do conceito de proporcionalidade a partir de um estudo do conceito. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.20, n.1, pp. 269-293, 2018

CHAACHOUA, H. Le role de l’analyse des manuels dans la Theorie Antopologique du Didactique. 2014. . Arquivo digital.

CHEVALLARD, Y. Les processus de transposition didactique et leur theorisation. 1994. Arquivo eletrônico.

________________. Questions vives, savoirs moribonds: le problème curriculaire aujourd’hui: 1997. Arquivo eletrônico.

________________. La didactique, dites-vous? Education& didactique, 4.1, outubro de 2010, 139-146.

COMIN, E. Proportionnalité et fonction linéaire. Caracteres, causes et effets didactiques des évolutions et didactitiques des évollutions et des réforms dans la scolarité obligatoire. Thése presentée à l’Universite Bordeaux I. 2000.

COSTAS, M. DOS S. & ALLEVATO. N. S, G. O Conceito de Proporcionalidade através da Resolução de Problemas de Geometria: perspectivas didáticas de (futuros) professores de Matemática em formação inicial. www2.rc.unesp.br/gterp/sites/default/ files/artigos/ trab_completo_manoel.pdf. Acesso em 03.01.17

FONSECA, J. C. P. Variação-proporção: um novo formato para apresentação de dados. Revista Administração Empresarial, Out 1974, vol.14, no.5, p.74-79. ISSN 0034-7590. 2018. Arquivo digital.

IMENES, L. M. A Proporcionalidade sob o Ponto de Vista da Transposição Didática com Luiz Márcio Imenes pelas pesquisadoras Changkuo Rodrigues e Dayane Cristina Rocha Tinoco. Cadernos da Educação Básica, vol. 1, n. 3, janeiro 2017.

MELO, M. S. L. de. Um estudo sobre o ensino e aprendizagem do conceito de escala, no quarto ciclo do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2004.

POST, R. T; BEHR, J. M. E; LESH. R. A Proporcionalidade e o desenvolvimento de noções pré-álgebra. São Paulo: Atual, 1995.

ORDOÑEZ. E. A. S. Razones, proporciones y proporcionalidade en una situacón de reparto: una mirada desde la Teoría Antropológica de lo Didáctico. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2013) 16 (1): 65-97.

SANTOS, M; MENEZES, M. B. A Teoria Antropológica do Didático: uma Releitura Sobre a Teoria. Perspectivas da Educação Matemática – UFMS – v. 8, número temático – 2015.

SPINILLO, A. G. Papel de Intervenções Específicas na Compreensão da Criança sobre Proporção. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, 15(3), pp. 475-487.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.