Abordagens Teóricas e Metodológicas em Educação Matemática: Um Olhar para a Produção Científica do GT19 da ANPEd<br>Theoretical and Methodological Approaches in Mathematics Education: A Look at the Scientific Production of the ANPEd’s GT19

Autores

  • Reinaldo Feio Lima UNIFESSPA/IEA http://orcid.org/0000-0003-2038-7997
  • André Luis dos Santos Menezes Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PUC-RS); Professor da Graduação e da Pós do Centro Universitário UniCarioca e da Fundação de Educação Tecnológica do RJ (FAETEC-RJ), RJ, Rio de Janeiro, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4057-1356
  • Neomar Lacerda da Silva Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1683-2237

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p373-398

Resumo

Resumo

Este artigo analisa as perspectivas teórico-metodológicas da produção científica dos trabalhos publicados no Grupo de Trabalho (GT) 19 (Educação Matemática), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2015 a 2019). Utilizamos a abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritiva. Os resultados são organizados em duas categorias a priori, relacionadas aos aspectos teóricos e metodológicos adotados nesses estudos: descrição geral e análise específica. A descrição geral mostra que as pesquisas se concentram na formação inicial com foco em estudantes, formação continuada e docentes discutindo a possibilidade da construção de saberes. A análise específica indica uma tendência por teorias que enfatizam o social e a abordagem qualitativa de pesquisa. Ainda, mais da metade das produções analisadas não apresentam o método nem informam sobre os procedimentos utilizados para análise de dados, o que indica a necessidade de um maior rigor metodológico para as produções nessa área.

Palavras-chave: Formação de professores, Ensino de matemática, Mapeamento.

 

Abstract

This article analyzes the theoretical and methodological perspectives of scientific production works published in Working Group (GT) 19 (Mathematical Education), of the Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2015 to 2019). We use the exploratory-descriptive qualitative approach. The results are organized into two categories a priori, related to the theoretical and methodological aspects adopted in these studies: general description and specific analysis. The general description shows that the research focuses on students’ initial training, continuing education and teachers, discussing the possibility of building knowledge. The specific analysis indicates a tendency for theories that emphasize the social and qualitative approach of research. Still, more than half of analyzed productions do not present the method or inform about the procedures used for data analysis, which indicates the need for greater methodological accuracy for the productions in this area.

Keywords: Teacher’ training, Mathematics teaching, Mapping.

 

Resumen

Este artículo analiza las perspectivas teóricas y metodológicas de la producción científica de los trabajos publicados en el Grupo de Trabajo (GT) 19 (Educación Matemática), de la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2015 a 2019). Utilizamos el enfoque cualitativo exploratorio descriptivo. Los resultados se organizan en dos categorías a priori, relacionados con los aspectos teóricos y metodológicos adoptados en estos estudios: descripción general y análisis específico. La descripción general muestra que la investigación se centra en la capacitación inicial con enfoque en los estudiantes, la educación continua y los maestros, discutiendo la posibilidad de construir conocimiento. El análisis específico indica una tendencia de teorías que enfatizan el enfoque social y cualitativo de la investigación. Aun así, más de la mitad de las producciones analizadas no presentan el método ni informan sobre los procedimientos utilizados para el análisis de datos, lo que indica la necesidad de un mayor rigor metodológico para las producciones en esta área.

Palabras clave: Formación del profesorado, Enseñanza de la matemática, Mapeo.

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Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA/IEA

Professor adjunto da área temática Educação Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA). Doutor em Educação (UFBA); Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Especialista em Estatísticas Educacionais (UFPA). Graduado em Matemática (UEPA).

André Luis dos Santos Menezes, Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PUC-RS); Professor da Graduação e da Pós do Centro Universitário UniCarioca e da Fundação de Educação Tecnológica do RJ (FAETEC-RJ), RJ, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PUC-RS); Professor da Graduação e da Pós do Centro Universitário UniCarioca e da Fundação de Educação Tecnológica do RJ (FAETEC-RJ), RJ, Rio de Janeiro, Brasil.

Neomar Lacerda da Silva, Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

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Publicado

2021-01-09

Edição

Seção

Finalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas