Manual didático brasileiro do segundo ano do Ensino Fundamental: o conhecimento especializado do professor que ensina matemática<br>Brazilian Didactic Manual of the Second Year of Elementary School: The Mathematics Teacher's Specialised Knowledge

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p231-262

Palavras-chave:

Livro Didático, Formação de professores, Conhecimento Especializado.

Resumo

Resumo

O livro didático é uma importante ferramenta pedagógica utilizada pelos professores de matemática. Neste sentido, o livro do professor apresenta um recurso pedagógico que orienta o seu trabalho em todas as atividades presentes no manual didático. Portanto, esta pesquisa teve por objetivo identificar como o manual didático brasileiro do segundo ano do ensino fundamental aprimora o conhecimento especializado do professor que ensina a disciplina de matemática e quais as suas orientações metodológicas para o ensino. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a investigação documental, centrada no manual do livro Ápis Alfabetização Matemática (2017), autoria de Luís Roberto Dante e baseou-se teoricamente no grupo SIDM da Universidade de Huelva (2018), o qual estudou teoricamente o conhecimento especializado do professor de matemática (MTSK), classificando-o em seis subdomínios principais: conhecimento de tópicos matemáticos (KoT), Conhecimento da Estrutura da Matemática (KSM), Conhecimento da Prática Matemática (KPM), Conhecimento de Características da Aprendizagem de Matemática (KFLM), Conhecimento do Ensino de Matemática (KMT) e Conhecimento de Parâmetros de Aprendizagem da Matemática (KMLS). Ao estudarmos e analisarmos o manual livro mencionado, classificamos alguns dos trechos indicados pelos estudos do MTSK. Como resultado, os subdomínios que mais se destacaram foram o Conhecimento da Estrutura da Matemática e o Conhecimento do Ensino de Matemática. Por fim, é interessante observar que, se estudarmos os manuais presentes em outras coleções, outros subdomínios poderão predominar, obtendo resultados diferentes desta pesquisa.

Palavras-chave: Livro didático, Formação de professores, Conhecimento especializado.

Abstract

The textbook is an important pedagogical tool used by mathematics teachers. In this sense, the teacher's handbook is a pedagogical resource that guides their work in all the activities in the textbook. Therefore, this research aimed to identify how the Brazilian handbook for the second year of elementary school improves the specialised knowledge of the teacher who teaches mathematics and which teaching methodological guidelines it brings. The methodology chosen for this research was the documentary investigation, centred on the handbook for Ápis Alfabetização Matemática (2017), authored by Luís Roberto Dante, and was theoretically based on the SIDM group of the University of Huelva (2018), which studied the mathematics teacher specialised knowledge (MTSK) theoretically, classifying it into six main subdomains: knowledge of mathematical topics (KoT), knowledge of the structure of mathematics (KSM), knowledge of the practice in mathematics (KPM), knowledge of features of learning of mathematics ( KFLM), knowledge of mathematics teaching (KMT) and knowledge of mathematics learning parameters (KMLS). When studying and analysing the mentioned handbook, we classified some of the excerpts indicated by the MTSK studies. As a result, the subdomains that stood out the most were the knowledge of the structure of mathematics and the knowledge of mathematics teaching. Finally, it is interesting to note that, if we study the handbooks of other collections, other subdomains may predominate and present different results from this research.Keywords: Textbook; Teacher training; Specialided knowledge.

Resumen

El libro didáctico es una importante herramienta pedagógica utilizada por los profesores de matemáticas. En este sentido, el manual del docente es un recurso pedagógico que orienta su trabajo en todas las actividades del libro didáctico. Por lo tanto, esta investigación tuvo como objetivo identificar cómo el Manual didáctico brasileño para el segundo año de la escuela primaria mejora el conocimiento especializado del docente que enseña matemáticas y qué pautas metodológicas de enseñanza trae. La metodología elegida para esta investigación fue la investigación documental, centrada en el manual de Ápis Alfabetização Matemática (2017), de Luís Roberto Dante, y se basó teóricamente en el grupo SIDM de la Universidad de Huelva (2018), que estudió el conocimiento especializado del profesor de matemáticas (MTSK) teóricamente, clasificándolo en seis subdominios principales: conocimiento de temas matemáticos (KoT), conocimiento de la estructura de las matemáticas (KSM), conocimiento de la práctica en matemáticas (KPM), conocimiento de las características del aprendizaje de las matemáticas (KFLM), conocimiento de la enseñanza de las matemáticas (KMT) y conocimiento de los parámetros de aprendizaje de las matemáticas (KMLS). Al estudiar y analizar el citado manual, clasificamos algunos de los extractos indicados por los estudios del MTSK. Como resultado, los subdominios que más se destacaron fueron el conocimiento de la estructura de las matemáticas y el conocimiento de la enseñanza de las matemáticas. Finalmente, es interesante notar que, si estudiamos los manuales de otras colecciones, otros subdominios pueden predominar y presentar resultados diferentes de esta investigación.

Palabras clave: Libro didáctico; Formación docente; Conocimiento especializado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Pedro Piccoli, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física. Atualmente, atua como professor na Rede Básica Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e como acadêmico do 5º semestre no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados.

Edvonete Souza de Alencar, Professora Adjunta da Faculdade de Educação - UFGD

Doutora em Educação Matemática pela PUC_SP. Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Referências

BITTAR, Marilena. Une proposition pour l’analyse de manuels A proposal for textbook analysis. Educação Matemática Pesquisa (EMP) 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/49541.

BRASIL, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. FNDE. www.fnde.gov.br.

CARRILLO-YAÑEZ J et al. The Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK)

Model, Research in Mathematics Education. V. 20 ed. 3, 2018.

DANTE. L. R. Ápis Alfabetização Matemática do 2º ano – Manual didático do professor.

Editora Ática, 2015.

FERRADA, Cristian; DÍAZ-LEVICOY, Danilo; SALGADO-ORELLANA, Norma. Análisis de actividades sobre educación financiera en libros de texto chilenos de educación primaria. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 1, n. 4, p. 48-65, dez. 2018.

KLEIN, Lígia Regina. O Manual Didático: Contexto Histórico de Emergência e Implicações

na Organização da Escola Moderna. SBHE, 2009.

http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/ cbhe1/ anais/084_ligia.pdf.

LÜDKE, M.; ANDRÉ M. E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas I. Menga

– São Paulo: EPU, 2013.

OLIVEIRA, João Paulo Teixeira de. A Eficiência e/ou Ineficiência do Livro Didático no

Processo de Ensino-Aprendizagem. PUC-RIO BRASIL, 2014.

https://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT4/GT4Comunicacao/JoaoPa

uloTeixeiradeOliveira_GT4_integral.pdf.

SILVEIRA, Daniel da Silva; NOVELLO, Tanise Paula; LAURINO, Débora Pereira. Compreensões a respeito do aprender Matemática enatuado na docência pelas tecnologias digitais. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 37- 53, mar. 2018.

VESENTINI, José William. A Questão do Livro Didático no Ensino da Geografia. Novos

caminhos da Geografia in Caminhos da Geografia. Ana Fani Alessandri Carlos

(organizadora). 5.ed., 1ª reimpressão- São Paulo: Contexto, 2007.

YAÑEZ, José Carrillo et al. O Conhecimento Especializado dos Professores de Matemática

(MTSK). Model, Research in Mathematics Education, 2018.

Downloads

Publicado

2021-04-11