Tecitura entre Modelagem Matemática e saberes da complexidade na temática ambientação no manguezal<br>Weaving between Mathematical Modeling and knowledge of complexity in the theme of mangrove environment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p250-284

Palavras-chave:

Conservação, Monitoramento, Transdisciplinar, Universidade

Resumo

Resumo

É papel fundamental da universidade proporcionar aos seus graduandos em formação articulação entre os diversos saberes. Nesse aspecto, as relações, propostas na literatura entre a Modelagem Matemática e os sete saberes da complexidade de Edgar Morin, podem ser potencializadoras de aprendizagem em uma atividade de formação e ambientação no manguezal da reserva extrativista marinha de Tracuateua-PA para monitoramento da vegetação de mangue por ser uma responsabilidade de cogestão de toda a sociedade a conservação desses ambientes. Para alcançar o objetivo nessa pesquisa, qual seja o de discutir os resultados de uma atividade de Modelagem a partir dos sete saberes no contexto da temática ambientação no manguezal, foi realizado um minicurso envolvendo estudantes de diversas graduações, professores universitários e comunitários e, a partir da descrição da observação participante, diário de campo, dos relatórios e questionários produzidos pelos estudantes, foi possível perceber que todas as ações caminharam dialogando com o princípio do pensamento complexo e a Modelagem ocorreu de forma livre, mostrando que mesmo não sendo definida a priori, as etapas estiveram presentes em todo o processo. Diante do exposto, enfatiza-se que as atividades transdisciplinares devem ocorrer sem delimitações e as fronteiras tradicionais da estrutura universitária devem ser enfrentadas no processo de construção das aprendizagens necessárias para o enfrentamento dos desafios do século XXI.

Palavras-chave: Conservação, Monitoramento, Transdisciplinar, Universidade.

Abstract

The fundamental role of the university is to provide its undergraduate students with articulation among the different types of knowledge. And in this respect, the relationships proposed in the literature among Mathematical Modeling and the seven knowledge of Edgar Morin's complexity can be an enabler of learning in a formation and  ambiance activity in the mangrove to monitor mangrove vegetation because it is a responsibility of co-management of society the conservation of these environments. To achieve the objective of this research to discuss the results of a Modeling activity based on the seven knowledge in the context of the mangrove environment, a workshop was held involving students from different degrees, university and community professors and from the description of field observation, from the reports and questionnaires produced by the students, it was possible to notice that all actions walked in agreement with the principle of complex thinking and the Modeling occurred freely, showing that even if it was not defined a priori, the steps were present throughout the process. Given the above, it is emphasized that transdisciplinary activities must take place without boundaries and the traditional boundaries of the university structure must be faced in the process of building the learning necessary to face the challenges of the 21st century.

Keywords: Conservation, Monitoring, Transdisciplinary, University.

Resumen

Es papel fundamental de la universidad proporcionar a sus estudiantes de pregrado una articulación entre los diferentes tipos de conocimiento. Y en este sentido, las relaciones propuestas en la literatura entre el Modelaje Matemático y los siete conocimientos de la complejidad de Edgar Morin pueden ser un facilitador del aprendizaje en una actividad de capacitación y montaje en el manglar para monitorear la vegetación del manglar porque es una responsabilidad del co-manejo de la sociedad para la conservación de estos ambientes. Para lograr el objetivo de esta investigación para discutir los resultados de una actividad de modelación basada en los siete conocimientos en el contexto del escenario temático en el manglar, se realizó un mini-curso en que fueron envueltos los estudiantes de diferentes titulaciones, profesores universitarios y comunitarios y a partir de la descripción de la observación de campo, de los informes y cuestionarios elaborados por los estudiantes, se pudo percibir que todas las acciones caminaron en sintonía con el principio del pensamiento complejo y el Modelaje ocurrió libremente, mostrando que a pesar de no se haber definido a priori, los pasos estuvieron presentes en todo el proceso. En vista de lo anterior, se enfatiza que las actividades transdisciplinarias deben desarrollarse sin fronteras y las fronteras tradicionales de la estructura universitaria deben ser enfrentadas en el proceso de la construcción de los aprendizajes necesarios para enfrentar los desafíos del siglo XXI.

Palabras clave: Conservación, Monitoreo, Transdisciplinario, Universitario.

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Biografia do Autor

Neuma Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Pará Universidade Federal Rural da Amazônia

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2008). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas na área de Educação Matemática. Mestre em Engenharia Elétrica em Energias Renováveis.Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade. É professora Adjunta II da Universidade Federal Rural da Amazônia no Campus de Capanema, coordena o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Laboratório de Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental (LabGEFA), Membro do Grupo de Pesquisa de Modelagem Matemática (GEMM-UFPA). Atua nas áreas de Modelagem Matemática, Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental.

Roberta Modesto Braga, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2002); Especialização em Metodologia da Educação Superior pela Universidade do Esatdo do Pará(2005); Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto em Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (2009;2015). Atualmente é professora Adjunta, matemática aplicada, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Tratamento do erro, ModeIagem Matemática e Teoria da Atividade de Engeström. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (GEMM/IEMCI) e coordena Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (CUNCAST/UFPA).

Adilson Oliveira do Espírito Santo, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1975), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1980), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Análise Numérica e Otimização, atualmente dedica-se a área de Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática. 

Referências

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Publicado

2021-01-09

Edição

Seção

Finalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas