Uma análise semiótica e cognitiva na aprendizagem de áreas de triângulos e quadriláteros<br>A semiotic and cognitive analysis of the learning of triangle and quadrilateral areas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p420-447

Palavras-chave:

Geometria, apreensões, olhares, ensino fundamental.

Resumo

Resumo

Este artigo analisa mudanças de representação e de registro no cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros. As atividades descritas foram realizadas por alunos do quinto e do sexto ano do ensino fundamental de uma escola privada de Campo Grande, MS. Este estudo fundamenta-se na teoria de registros de representação semiótica, de Duval, e em dois de seus elementos teóricos que tratam dos olhares e apreensões para a aprendizagem em geometria. Adotou-se como metodologia a engenharia didática, de Artigue. Constatou-se que solucionar as atividades por meio da exploração heurística das figuras, da desconstrução dimensional e do olhar não icônico, transitando em diferentes representações, permitiu aprendizagens sobre o cálculo de áreas. A diversidade de registros e estratégias nesses cálculos, nessas perspectivas, favoreceu soluções distintas, contribuindo para a superação de dificuldades e o desenvolvimento de autonomia em geometria, oportunizando um novo modo de aprender, de raciocinar e principalmente de olhar para uma figura geométrica.

Palavras-chave: Geometria, Apreensões, Olhares, Ensino fundamental.

Abstract

In this article, representation and register changes in the calculation of triangle and quadrilateral areas were analysed. The activities described were performed by 5th- and 6th-grade students attending a private school in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Midwest Brazil. This study drew on Duval’s theory of registers of semiotic representation and on two of its theoretical elements addressing ways of visualising and apprehending in geometry learning. Artigue’s didactic engineering method was adopted. Solving activities by heuristic exploration of figures, dimensional deconstruction, and use of non-iconic visualisation, while transiting across different representations, promoted learning of area calculation. The diversity of registers and strategies involved in the calculations furthered the emergence of a range of solutions, helping learners to overcome difficulties, gain autonomy in dealing with geometry, and experience new ways of learning, reasoning, and, most notably, of visualising geometric figures.

Keywords: geometry, apprehension, visualisation, primary school.

Resumen

Este artículo analiza cambios de representaciones y de registro en cálculo de áreas de triángulos y cuadriláteros. Las actividades descritas fueron realizadas por alumnos del quinto y sexto grados de la enseñanza básica de una escuela privada en Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Este estudio se fundamenta en la teoría de registros de representación semiótica, de Duval, y en dos de sus elementos teóricos que tratan de entendimiento y visión para aprendizaje en geometría. Se adoptó como metodología la ingeniería didáctica, descrita por Michèle Artigue. Se verificó que resolver actividades mediante la exploración heurística de figuras, la deconstrucción dimensional y el uso de visualización no icónica, mientras se transita por diferentes representaciones, promovió el aprendizaje del cálculo de áreas. La diversidad de registros y estrategias en esos cálculos, en esas perspectivas, favoreció soluciones distintas, contribuyendo para la superación de las dificultades y el desarrollo de autonomía en geometría, creando la oportunidad de un nuevo modo de aprender, de raciocinar y principalmente de mirar una figura geométrica.

Palabras clave: Geometría, Aprehensiones, Miradas, Enseñanza fundamental.

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Biografia do Autor

Cleide Ribeiro Mota Arinos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande/MS (2004), mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós - Graduação em Educação Matemática, UFMS - Campus Campo Grande/MS (2018) e doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós - Graduação em Educação Matemática, UFMS - Campus Campo Grande/MS (início em 2020). Pesquisadora bolsista pelo FUNDECT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. Desenvolve pesquisa na área de Ensino e Aprendizagem da Matemática. Membro do DDMAT - Grupo de Estudos em Didática da Matemática, homepage: grupoddmat.pro.br. Atua como professora de Matemática na SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS.

José Luiz Magalhães de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – MS) Universidade Anhanguera Uniderp (UNIDERP – MS)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Didática da Matemática - Universite de Montpellier II (Sciences et Techniques du Languedoc) (1993) e pós doutorado em Educação Matemática pela Universidade Joseph Fourier. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, ensino fundamental, matemática, ensino/aprendizagem e aritmética/álgebra. É professor titular em exercício como pesquisador Sênior do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando como professor permanente no programa de pós-graduação em Educação Matemática. A partir de 2018 passou a integrar o corpo docente da Uniderp-Anhanguera, em Campo Grande-MS. É membro do DDMat - Grupo de Estudos em Didática da Matemática

Mustapha Rachidi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – MS), Université Claude Bernard (Lyon 1, França)

Nasceu em 1953, da cidade de Moulay Bouazza no Marrocos. Concluiu o curso de graduação em Matemática, na Universidade Mohammed V, Rabat - Marrocos. Concluiu DEA (equivalente ao mestrado no Brasil) & Doutorado de 3o. ciclo em Matemática na Universidade Lyon 1, na França (1982). Concluiu Doutorado de Estado em Ciências - Matemática, em 1992, pela Université Claude Bernard - Lyon - França. Trabalhou como Professor de Ensino Superior - PES e como orientador de pesquisa na Universidade Mohammed V ? Rabat - Marrocos de 1982 ? 2004 (22 anos). Trabalhou como professor pesquisador visitante: No Instituto de Matemática - INMA, em Campo Grande-MS - Brasil, em 1993 e 1994; No Queens University em 1986 em Kingston, Ontario no Canadá; no Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP) em 2000 e 2001, em Trieste na Itália. Realizou estudos de Formador em TICE (tecnologia da Informação e Comunicaçãoç em Educação), entre 2007-2014 na Academia de Reims - França, onde também foi coordenador de projetos no IREM, Reims - França entre 2004-2012.

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Publicado

2021-04-11