Análise das metodologias empregadas nos artigos da revista Educação Matemática Pesquisa referentes ao tema Álgebra no Ensino Superior no período de 2010 a 2020<br>Analysis of the methodologies carried out in the articles of the journal Mathematical Education Research related to the theme Algebra in Higher Education from the period of 2010 to 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p572-608

Palavras-chave:

Metodologia, Mapeamento, Revista Educação Matemática Pesquisa, Álgebra no Ensino Superior.

Resumo

Resumo

Neste artigo apresentamos um mapeamento, na concepção de Biembengut, a respeito das metodologias adotadas em suas pesquisas pelos autores dos artigos sobre o ensino e a aprendizagem de Álgebra no Ensino Superior publicados na revista Educação Matemática Pesquisa (EMP), entre os anos de 2010 e 2020. Buscamos, a partir de um corpus composto por 14 investigações, identificar os objetivos, a abordagem metodológica adotada intentando alcançá-los, os procedimentos utilizados para a coleta e análise dos dados, os tipos de fontes utilizados e, caso se aplique, os sujeitos. Em relação às perspectivas metodológicas, todas as 14 investigações são de cunho qualitativo, com predominância de pesquisas puramente de campo (11) em relação às pesquisas puramente documentais (duas) e às que combinam pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (uma). Nas pesquisas de campo, observamos que os temas das investigações foram trabalhados por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes da Licenciatura em Matemática e com professores investigadores, além de intervenções com professores em capacitação e com estudantes da Licenciatura em Matemática e da Engenharia, entre outros sujeitos. A partir do corpus analisado, não podemos dizer que há evidências de reconfigurações ou reorganizações ocasionadas pelas tecnologias digitais, no que tange à metodologia das pesquisas em Educação Matemática.

Palavras-chave: Metodologia, Mapeamento, Revista Educação Matemática Pesquisa, Álgebra no Ensino Superior.

Abstract

In this article we present a mapping, in the conception of Biembengut, regarding the methodologies adopted in the studies by the authors of the articles regarding the teaching and learning of Algebra in Higher Education published in the journal Mathematical Education Research (EMP) between the years 2010 and 2020. Based on a corpus of work composed by 14 investigations, we intended to identify the objectives, the methodological approach adopted aiming to reach them, the procedures used to collect and analyze the data, the types of sources used, and in case it applies, the subjects. Regarding the methodological perspectives, all 14 articles are of qualitative nature, with a predominance of studies which are purely field works (11), compared to those which are purely documental (two) and those which combine bibliographic research and field work (one). The use of a Study and Research Path, in the framework of the Anthropological Theory of the Didactic, present in two studies, constitutes itself as an innovative methodological approach. In the field works we observe that the themes of the investigations were worked by means of: semi-structured interviews carried out with students of the Mathematics undergraduate programs and with research teachers; interventions with teachers in training, undergraduate Mathematics students, undergraduate Engineering students, students without having their graduation specified and the analysis of participation of subjects (without specifying which) in a forum of Mathematics. Based on the corpus of work analyzed, we are not able to state that there are signs of reconfigurations or reorganizations caused by digital technologies in terms of methodologies of studies in Mathematical Education.

Keywords: Methodology, Mapping, Mathematical Education Research Journal, Algebra in Higher Education.

 

Resumen

En este artículo presentamos un mapeado, enmarcado en la concepción de Biembengut, referente a las metodologías adoptadas en las investigaciones realizadas por los autores de los artículos sobre la enseñanza y el aprendizaje del Álgebra en la Enseñanza Superior, publicados en la revista Educação Matemática Pesquisa (EMP), entre los años de 2010 y 2020. Buscamos, a partir del corpus conformado por 14 investigaciones, identificar los objetivos, el abordaje metodológico adoptado intentando alcanzarlos, los procedimientos utilizados para la recolección y análisis de los datos, los tipos de fuentes utilizados y, en caso se aplique, los sujetos. En relación a las perspectivas metodológicas, las 14 investigaciones son de tipo cualitativo, con predominancia de investigaciones puramente de campo (11), en relación a las investigaciones puramente documentales (dos) y las que combinan investigación bibliográfica e investigación de campo (una). El empleo del Recorrido de Estudio e Investigación, en el ámbito de la Teoría Antropológica de lo Didáctico, presente en dos investigaciones, constituye un abordaje metodológico innovador. En las investigaciones de campo observamos que los temas de las investigaciones fueron trabajados por medio de la realización de entrevistas semiestructuradas con estudiantes de la Licenciatura en Matemática y con profesores investigadores; y de intervenciones con profesores en capacitación, estudiantes de la Licenciatura en Matemática, estudiantes de Ingeniería, con estudiantes sin especificar el curso y análisis de participaciones de sujetos (sin especificar cuáles) en un fórum sobre Matemática. A partir del corpus analizado, no podemos decir que hay evidencias de reconfiguraciones o reorganizaciones ocasionadas por las tecnologías digitales, en lo que respecta a la metodología de las investigaciones en Educación Matemática.

Palabras clave: Metodología, Mapeado, Revista Educação Matemática Pesquisa, Álgebra en Educación Superior

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Alves, F. R. V. (2016). Engenharia Didática para a generalização da sequência de Fibonacci: uma experiência num curso de licenciatura. Revista Educação Matemática Pesquisa, 18 (1), p. 61-93. https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/20879

Assis, A. M. M. (2019). Formação do conceito de transformação linear de acordo com os pressupostos de Davydov. Revista Educação Matemática Pesquisa, 21 (3), p. 438-463. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p438-463

Barros, P. M., Fernandes, J. A. & Araújo, C. M. (2016). Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear. Revista Educação Matemática Pesquisa, 18 (1), p. 43-59. https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/24489

Biembengut, M. S. (2003). Mapeamento como princípio metodológico para a pesquisa educacional. In: N. J. Machado e M. O. da Cunha, Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática (pp. 01-11). Escrituras Editora.

Biembengut, M. S. (2008). Mapeamento na pesquisa educacional. Ciência Moderna.

Camos, C. M., & Rodríguez, M. A. (2015). Los lenguajes natural y simbólico en la enseñanza de Matemática Superior. Revista Educação Matemática Pesquisa, 17 (1), p. 94-118. https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/21114

Elias, H. R., & Savioli, A. M. P. D. (2013). Dificuldades de graduandos em Matemática na compreensão de conceitos que envolvem o estudo da estrutura algébrica grupo. Revista Educação Matemática Pesquisa, 15 (1), p. 51-82. https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/10353

Elias, H. R., Savioli, A. M. P. D., & Ribeiro, A. J. (2017). Dificuldades de graduandos em Matemática na compreensão de conceitos que envolvem o estudo da estrutura algébrica grupo. Revista Educação Matemática Pesquisa, 19 (3), p. 182-208. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p182-208

Goulart, J. S. S., & Farias, L. M. S. (2018). Um diálogo sobre a Teoria Antropológica do Didático – TAD intermediado por um curso introdutório sobre os vetores. Revista Educação Matemática Pesquisa, 20 (3), p. 304-326. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p304-326

Goulart, J. S. S., & Farias, L. M. S. (2019). Análise da dimensão ostensiva e não ostensiva em uma atividade avaliativa envolvendo a álgebra vetorial. Revista Educação Matemática Pesquisa, 21 (5), p. 566-576. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p566-576

Hausberger, T. (2019). Enseignement et apprentissage de l’algèbre abstraite à l’Université : vers un paradigme du questionnement du monde. Revista Educação Matemática Pesquisa, 21 (4), p. 322-337. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i4p322-337

Jesus, M. S., & Savioli, A. M. P. D. (2019). Concepções manifestadas por licenciandos em matemática ao lidarem com tarefas envolvendo o conceito de anel. Revista Educação Matemática Pesquisa, 21 (1), p. 001-024. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p001-024

Matos, F. C., Pereira, J. C. S., Nunes, J. M. V., & Guerra, B. (2020). Modelo Praxeológico de Referência: o caso da álgebra linear. Revista Educação Matemática Pesquisa, 22 (1), p. 462-489. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p462-489

Putra, Z. H., & Winsløw, C. (2019). A framework for a comparative study of pre-service elementary teachers’ knowledge of rational numbers. Revista Educação Matemática Pesquisa, 21 (4), p. 063-073. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i4p063-073

Resende, M. R., & Machado, S. D. A. (2012). O ensino de matemática na licenciatura: a disciplina Teoria Elementar dos Números. Revista Educação Matemática Pesquisa, 14 (2), p. 257-278. https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/9077

Silva, C. M, S. (2011). Os “espinhos” da álgebra para Lacroix. Revista Educação Matemática Pesquisa, 13 (1), p. 219-237. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/3527

Downloads

Publicado

2021-01-09

Edição

Seção

Finalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas