Questões metodológicas dos trabalhos de abordagem quantitativa apresentados no GT19-ANPEd

Autores

  • MIRIAM CARDOSO UTSUMI Universidade São Paulo, São Carlos – ICMC.
  • IRENE MAURÍCIO CAZORLA Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.
  • CLAUDETTE MARIA MEDEIROS VENDRAMINI Universidade São Francisco – USF.
  • CLAYDE REGINA MENDES Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas.

Resumo

Resumo A presente pesquisa objetivou analisar a consistência metodológica das pesquisas quantitativas apresentadas no Grupo de Trabalho GT19 de Educação Matemática, nas Reuniões Anuais da ANPEd, no período de 1998 a 2004. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que analisou apenas os treze trabalhos considerados de abordagem quantitativa, quanto aos objetivos (pesquisa exploratória, explicativa ou descritiva), ao delineamento escolhido (estudo de campo, pesquisa experimental e quase-experimental) e aos conceitos e procedimentos estatísticos utilizados. Apesar dos trabalhos passarem por um crivo rigoroso para serem aceitos, foram observadas algumas inconsistências quanto às normas de apresentação cientifica de informações estatísticas (tabelas, gráficos e notação estatística). Palavras-chave: Educação Matemática; pesquisa quantitativa; procedimentos metodológicos. Abstract This research aimed to analyze the methodological consistency of the quantitative research presented at Work Group of Mathematics Education, at ANPEd Annual Meetings from 1998 to 2004. It’s about a bibliographical research that analyzed only the 13 considered works of quantitative approach, how much to the purpose (exploratory, explanatory or descriptive research), chosen design (study of field, experimental or almost experimental research) and the used statistical concepts and procedures. Despite the works underwent a rigorous evaluation to be accepted, there were observed some inconsistencies concerning scientific presentation standards of statistical information (tables, graphs and statistics notation). Keywords: Mathematics education; quantitative research; methodological procedures.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

MIRIAM CARDOSO UTSUMI, Universidade São Paulo, São Carlos – ICMC.

Universidade São Paulo, São Carlos – ICMC. Doutora em Educação Matemática – Unicamp. E-mail: mutsumi@icmc.usp.br

IRENE MAURÍCIO CAZORLA, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Doutora em Educação Matemática – Unicamp. E-mail: icazorla@uol.com.br

CLAUDETTE MARIA MEDEIROS VENDRAMINI, Universidade São Francisco – USF.

Universidade São Francisco – USF. Doutora em Educação – Unicamp. E-mail: cvendramini@uol.com.br

CLAYDE REGINA MENDES, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Doutora em Educação – Unicamp. E-mail: clayde@puc-campinas.edu.br

Downloads

Publicado

2008-03-20

Edição

Seção

Artigos