Alguns elementos que reforçam a importância da História da Matemática na formação de Professores
Abstract
Esta dissertação apresenta e analisa alguns elementos que surgiram durante o desenvolvimento de uma atividade que articula história e ensino da matemática. Buscamos, com isso, identificar as impressões que os docentes tiveram ao realizar tal atividade e as potencialidades pedagógicas da história da matemática na formação de professores. Para tanto, selecionamos a atividade Construção do instrumento “quadrante num quarto de círculo”, elaborada pelo grupo HEEMa a partir de um tratado publicado no século XVI. Desenvolvida junto a um grupo de professores do ensino fundamental, do ciclo II, do Estado de São Paulo, pudemos constatar que a atividade proposta propiciou um diálogo entre os conhecimentos matemáticos do presente e do passado. Esse diálogo, por sua vez, incentivou os participantes a refletir e a discutir sobre os conceitos matemáticos mobilizados durante a construção do instrumento, revelando assim, as possíveis contribuições que a história da matemática pode trazer para a formação de professores.
Palavras-chave: educação matemática, história da matemática, formação de professores.
ABSTRACT
This dissertation presents and analyzes some elements that came out during the development of an activity which articulates history of mathematics and teaching. We sought to identify the impressions held by teachers, during its development, and the didactic potential of the history of mathematics in teacher’s training. To achieve this, we selected an activity entitled Construction of “a quarter circle quadrant” instrument based on a treatise published in the sixteenth century which was designed by HEEMa. It was developed by a group of second degree Elementary School teachers of São Paulo state. We noticed that the development of that promoted a dialogue between the present mathematical knowledge and its past. This dialogue encouraged the participants to make some reflections and to discuss mathematical concepts which were called into action for building the instrument, showing us possible contributions of the history of mathematics to the teacher’s training.
Key words: mathematics education, history of mathematics, teachers training.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).