Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e da Educação Matemática

Authors

  • ANDRÉ LUÍS MATTEDI DIAS Instituto de Humanidades Artes e Ciências, UFBA

Abstract

Resumo

Inicialmente, apresento uma distinção entre história e historiografia, segundo pontos de vista realista e anti-realista, e consequências para a análise histórica e a escrita da historiografia - a ampliação da noção de documento histórico e o problema do anacronismo.  Depois, examino esta distinção e estes problemas na historiografia da matemática, destacando o trabalho seminal de Sabetai Unguru na historiografia da matemática grega antiga e a discussão de Bruno Belhoste sobre como o ensino é considerado na historiografia da matemática. Deste exame, emergem dois problemas, a oposição a priori entre produção e reprodução da matemática na historiografia, e a influência retroativa do ponto de vista dos leitores da historiografia nas escolhas que são feitas por quem a escreve. Passo então a considerar todos estes aspectos na recente historiografia da educação matemática, destacando aquele que considero o principal desafio para seus historiadores, a aproximação teórica e metodológica com o campo da história.

 

Abstract

First, I present the distinction between history and historiography according to realist and anti-realist points of view, and its implications for historical analysis and writing – the concept of historical document and anachronism. Then I study this distinction and these problems in historiography of mathematics, focusing Sabetai Unguru's seminal work on early greek mathematics and Bruno Belhoste's  claim on the role of teaching on the historiography. So I deal with two problems, a priori opposition between production and reproduction of mathematics in historiography and the back influence of readers on historians theoretical and methodological choice. All these aspects are considered in respect to recent born historiography of mathematics education and the most important challenge for its historians, the theoretical and methodological dialogue with the professional field of history.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2012-12-01

How to Cite

DIAS, A. L. M. Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e da Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 301–321, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12760. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos