Os conceitos de divisão e multiplicação nas proposições de ensino elaboradas por Davydov e seus colaboradores<br>The concept of division and multiplication in the propositions of teaching by Davidov and his co-workers
Keywords:
Davydov, Divisão, Multiplicação.Abstract
Este artigo consiste na análise do movimento conceitualadotado por Davydov e seus colaboradores ao proporem o ensino do conceito de multiplicaçãoe divisão no segundo ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados nos livrosdidáticos e livros de orientações aos professores publicados pelo mencionadogrupo. As significaçõesconceituais são reveladas durante o desenvolvimento das tarefas. A introduçãodo conceito de divisão e multiplicação em Davydov ocorre a partir da retanumérica. Durante o processo de análise das proposições davydovianas,constatamos que os conceitos de multiplicação e divisão estão fortementefundamentados, cientificamente, nas propriedades fundamentais da matemática.
Abstract
This article presents an analysis of the conceptual movement adopted by Davydov and his co-workers when they have purposed the teaching of multiplication and division concepts in the second grade of Elementary School. The data has been collected in textbooks and guidance to teachers published by the group mentioned before. Conceptual significances are revealed during the development of tasks. The introduction of multiplication and division concepts is performed from the geometric representation that is fundamental in Mathematics, the number line. By the analysis of Davydov’s propositions, it was observed that multiplication and division concepts are strongly based scientifically in the Mathematics properties.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).