Reflexões sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores
Keywords:
modelagem matemática, ensino e aprendizagem, formação de professoresAbstract
Resumo O uso da modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem pressupõe que o professor investigue situações cotidianas visando, essencialmente, desenvolver os conteúdos matemáticos previstos. A partir de indagações decorrentes das experiências vivenciadas em um curso de licenciatura em matemática, este artigo reflete sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores. A disciplina, além de apresentar e analisar a modelagem matemática como estratégia pedagógica, possibilita aos alunos vivenciarem a modelagem através da elaboração de trabalhos desenvolvidos a partir de temas diversos. Com base nessas experiências, este trabalho propõe identificar e analisar (i) as principais dificuldades encontradas pelos alunos; (ii) a influência e contribuição da disciplina na prática pedagógica. Palavras-chave: modelagem matemática; ensino e aprendizagem; formação de professores. Abstract The use of mathematical modeling in the learning and teaching process supposes that the teacher is able to deal with real situations, aiming, essentially, to develop the mathematical contents that are part of the curriculum. Based on inquiries which come from experiences in a Mathematics Teaching Course, this article reflects on the Mathematical Modeling subject in teacher education. The subject, besides presenting and analyzing mathematical modeling as a pedagogic strategy, enables students to experience modeling through works developed from different themes. Based on those experiences, this article proposes to identify and analyze (i) the main difficulties faced by the students; (ii) the influence and contribution of this subject in the pedagogic practice. Keywords: mathematical modeling; learning and teaching process; teacher education.Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2009-01-14
How to Cite
LEITE, M. B. F. Reflexões sobre a disciplina de modelagem matemática na formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1646. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).