T.I.C & profissionalização de professores de física. Abordagem metodológica no quadro teórico da A.S.<b>TIC et la professionnalisation des enseignants des sciences physiques. Approche methodologique dans la cadre theorique de l'A.S.I.

Authors

  • Ana Marli Bulegon Centro Universitário Franciscano – Santa Maria/RS - Brasil
  • Jean-Claude Régnier UMR 5191 ICAR - Université de Lyon - Lyon2 – France

Keywords:

TIC, Ensino de Física, Hipermídia na Educação.

Abstract

Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns dados obtidos junto aos egressos do curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano em relação ao tema Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a profissionalização de professores de Física. Para a coleta de dados fez-se uso de um questionário, aplicado a todos os egressos do referido curso, de 2010 a 2011. Os resultados mostram que os egressos reconhecem a utilidade do uso das TIC em suas ati atividades docentes e tem elevado grau de interesse em aprender como usá-las, porém não se sentem competentes para usá-las em sala de aula.

This paper aims to present some data obtained from the graduated students of the Master of Vocational Education in Physics and Mathematics from the Franciscan University on the topic of Information and Communication Technologies (ICT) and the professionalization of teachers of physics. The data collection was done using a questionnaire applied to all graduated students of that course, 2010-2011. The results have showed that the graduated recognize the usefulness of ICT in their teaching activities and have high degree of interest in learning how to use them, but do not feel competent to use them in the classroom.

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Published

2014-12-18

How to Cite

BULEGON, A. M.; RÉGNIER, J.-C. T.I.C &amp; profissionalização de professores de física. Abordagem metodológica no quadro teórico da A.S.&lt;b&gt;TIC et la professionnalisation des enseignants des sciences physiques. Approche methodologique dans la cadre theorique de l’A.S.I. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 949–968, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/21585. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos