O professor formador e os desafios da formação inicial de professores de matemática.

Authors

  • Váldina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM
  • Laurizete Ferragut Passos PUC/SP

Keywords:

professor formador, profissionalidade, profissionalização.

Abstract

Resumo Este artigo discute os desafios enfrentados pelos professores formadores nos cursos de licenciatura em Matemática do estado de Minas Gerais. A pesquisa tinha por objetivo analisar como os professores formadores desenvolvem seu trabalho nos cursos de licenciatura em Matemática e os desafios enfrentados em sua prática. Os referenciais teóricos foram buscados em Bourdoncle, Altet, Sacristán, Paquay, para discutir a profissão e a profissionalidade docente; em Lang, Lamy e Jobert e Altet para discutir a profissionalização e em Roldão as questões sobre formação de professores e ensino. Numa abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezessete professores formadores de oito instituições públicas e privadas. A pesquisa revelou que a intensificação do trabalho docente assim com a prática pedagógica são os maiores desafios enfrentados pelos professores formadores entrevistados. Palavras-chave: professor formador, profissionalidade, profissionalização. Abstract This article discusses the challenges faced by professors in the Teacher Training Courses in Mathematics in the state of Minas Gerais. The study aimed at analysing the challenges faced by professors in the Teacher Training Courses in Mathematics. The theoretical references were found in Bourdoncle, Altet, Sacristán, Paquay when discussing about the teaching profession and professionalism; Lang, Lamy and Jobert and Altet, when discussing professionalism and in Roldão the question about teacher educators and teaching. Using a qualitative approach, semi-structured interviews were carried out with seventeen professors in eight educational institutions, both public and private. The research revealed that intensification of the teaching work, as well as pedagogic practice are the biggest challenges faced by the interviewed professors involved in teacher training. Key Words: teacher developer, professionalism, professionalization.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2010-04-10

How to Cite

COSTA, V. G. da; PASSOS, L. F. O professor formador e os desafios da formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2834. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos